Antirretroviral etravirina 200mg para o tratamento da infecção pelo HIV

Ano de publicação: 2017

Tecnologia:

etravirina (Intelence®).

Indicação:

pacientes em falha virológica e que apresentem resistência viral a pelo menos um antirretroviral de cada uma das classes dos ITRNN, Inibidores da Transcriptase Reversa Análogos de Nucleosídeos (ITRN) e Inibidores de Protease (IP), detectada por exames de genotipagem realizado nos últimos 13 meses.

Demandante:

Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Contexto:

Atualmente, encontra-se disponível na RENAME somente a apresentação de 100mg por comprimido para tomada diária de 2 comprimidos.A apresentação etravirina 200 mg reduzirá o número de comprimidos ingeridos diariamente, em combinação com outros antirretrovirais que compõe seu regime terapêutico. A comodidade posológica contribui para adesão ao tratamento.

Recomendação da CONITEC:

A CONITEC deliberou, por unanimidade, recomendar a incorporação da apresentação de 200 mg da etravirina para o tratamento da infecção pelo HIV, na reunião do dia 02 de fevereiro de 2017.

Decisão:

Incorporar a apresentação de 200mg do antirretroviral etravirina para o tratamento da infecção pelo HIV, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. A decisão foi dada pela Portaria SCTIE -MS nº 12 publicada no Diário Oficial da União (DOU) nº 50, de 14 de março de 2017.

Mais relacionados