Secuquinumabe para o tratamento da psoríase vulgar
Año de publicación: 2016
CONTEXTO:
A psoríase é uma doença relativamente comum, crônica, inflamatória, multisistêmica e não contagiosa, com predominância na pele e na articulação. Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.TECNOLOGÍA:
Cosentyx™ (secuquinumabe).PERGUNTA:
o secuquinumabe é eficaz e seguro para o tratamento da psoríase vulgar? EVIDÊNCIAS: Foi analisada uma revisão sistemática que avaliou a eficácia e a segurança do secuquinumabe em relação ao placebo, ao etanercepte e ao ustequinumabe. O secuquinumabe demonstrou eficácia em relação ao etanercepte e ao placebo e segurança em relação ao etanercepte, embora necessite de estudos que avaliem o seu perfil de segurança por um período superior a 52 semanas de utilização. Não foram encontrados estudos que comparassem, de forma direta ou indireta, a eficácia e a segurança do secuquinumabe em relação à acitretina, a ciclosporina e ao metotrexato.CONCLUSÕES:
o secuquinumabe é indicado para o tratamento da psoríase vulgar, moderado a grave, para os pacientes adultos e candidatos à terapia sistêmica ou fototerapia. O secuquinumabe é eficaz e seguro em relação ao etanercepte e necessita de estudos que avaliem o seu perfil de segurança por períodos superiores de utilização. Não foram encontrados estudos que comparem a eficácia e a segurança do secuquinumabe frente à acitretina, a cliclosporina e ao metotrexato.
Psoriasis/tratamiento farmacológico, Anticuerpos Monoclonales/uso terapéutico, Dexametasona/uso terapéutico, Clobetasol/uso terapéutico, Alquitrán/uso terapéutico, Fototerapia, Ficusina/uso terapéutico, Acitretina/uso terapéutico, Ciclosporina/uso terapéutico, Metotrexato/uso terapéutico, Evaluación de la Tecnología Biomédica, Análisis Costo-Beneficio/economía, Resultado del Tratamiento