Riociguate para o tratamento da hipertensão pulmonar tromboembólica crônica

Año de publicación: 2016

CONTEXTO:

A hipertensão pulmonar (HP) ocorre quando a pressão é anormalmente alta nas artérias pulmonares ou na irrigação vascular dos pulmões e geralmente sobrecarrega o lado direito do coração, podendo ser causada por uma condição médica, como as doenças pulmonares e cardíacas e o tromboembolismo pulmonar (TEP). A hipertensão arterial pulmonar (HAP) se refere à HP relacionada diretamente com as artérias que conduzem o sangue dos pulmões ao coração, e, nestes casos, a pressão no lado direito do coração é muito maior do que os pacientes que possuem HP decorrente de outras causas.

TECNOLOGIA:

Adempas® (riociguate).

PERGUNTA:

Eficácia e segurança do riociguate em pacientes com hipertensão pulmonar tromboembólica crônica.

EVIDÊNCIAS:

Foi analisada uma revisão sistemática que avaliou a eficácia e a segurança do riociguate em relação ao placebo. O riociguate demonstrou eficácia, embora apresentou um perfil de segurança modesto. Não foram encontrados estudos que evidenciassem a eficácia e a segurança do riociguate em relação a outros medicamentos utilizados para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar ou que venham a ser indicados para a hipertensão pulmonar tromboembólica crônica.

CONCLUSÕES:

Riociguate é indicado para o tratamento da hipertensão pulmonar tromboembólica crônica, é uma alternativa não cirúrgica para os pacientes e as demais opções terapêuticas não possuem indicação específica para este fim.

Más Relacionados