Sunitinibe para o tratamento do carcinoma de células renais metastático

Año de publicación: 2016

CONTEXTO:

O carcinoma de células renais (CCR), também conhecido como câncer de células renais ou adenocarcinoma de células renais, é o tipo mais comum de câncer de rim. Cerca de 90% dos cânceres de rim são CCR. Existem vários subtipos de CCR, identificadas por meio das células cancerosas visualizadas ao microscópio, entre eles o convencional ou de células claras (com uma prevalência de 70%), o papilar (10%) e o cromofóbico (5%). Os demais são considerados muito raros, com uma prevalência abaixo de 1% para cada um deles. Saber o subtipo de CCR pode ser um fator na decisão sobre o tratamento e pode também ajudar o médico a determinar se o câncer pode ser devido a uma síndrome genética hereditária. Além disso, estes subtipos de CCR apresentam características morfológicas, genéticas e moleculares distintas, resultando em doenças de prognóstico variável. Os fatores de riscos de CCR estão relacionados com hábitos de vida (como o tabagismo e a obesidade), fatores exógenos (como a exposição ao cádmio e a alguns herbicidas), fatores genéticos e hereditários, hipertensão e doença renal avançada, dentre outros.

TECNOLOGIA:

Sutent® (Sunitinibe).

PERGUNTA:

Eficácia e segurança do sunitinibe em pacientes com câncer renal metastático.

EVIDÊNCIAS:

Foram analisadas três revisões sistemáticas que avaliaram a eficácia e segurança de sunitinibe em comparação direta com interferona e indireta com outras alternativas. O sunitinibe apresentou maior eficácia em relação a interferona alfa com segurança comparável, Entretanto, não foram observadas diferenças em termos de eficácia e segurança entre sunitinibe e as demais alternativas de primeira linha para carcinoma de células renais metastático. Sunitinibe é indicado para o tratamento paliativo do carcinoma de células renais metastático e apresenta maior eficácia em relação a interferona alfa com segurança comparável. Entretanto, não foram observadas diferenças em termos de eficácia e segurança entre sunitinibe e as demais alternativas de primeira linha para carcinoma de células renais metastático. Assim, além do sunitinibe, verifica-se que existem outras terapias que podem ser utilizadas para o tratamento da condição como bevacizumabe associado à alfa interferona ou pazopanibe em casos de bom a moderado prognóstico e tensirolimo para pacientes com pior prognóstico. As evidências são derivadas de estudos de comparações indiretas e não apresentam total concordância. Estudos de comparação direta são necessários para confirmar essas evidências.

CONCLUSÕES:

O sinutinibe é indicado como tratamento paliativo de primeira linha para o carcinoma de células renais metastático. Existem outras alternativas de primeira linha que podem ser utilizadas, bevacizumabe associado a interferona alfa, pazopanibe e tensirolimo.

Más Relacionados