Ketosteril® (aminoácidos essenciais + ceto-análogos) para pacientes com doença renal crônica em restrição proteica

Año de publicación: 2016

CONTEXTO:

A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada pela presença de alterações estruturais ou da função dos rins, por um período igual ou maior que três meses. Essa definição classifica como portadores de DRC aqueles pacientes que possuem alguma lesão renal evidenciada por anormalidades histopatológicas ou de marcadores de lesão renal, incluindo alterações sanguíneas, urinárias ou dos exames de imagem, independente da taxa de filtração glomerular (TFG). Além disso, pacientes que apresentam uma TFG < 60 mL/min/1,73 m2 com ou sem lesão renal, por um período igual ou superior a três meses, também são considerados como portadores de DRC.

TECNOLOGIA:

Ketosteril® (aminoácidos essenciais + ceto-análogos).

PERGUNTA:

Eficácia do Ketosteril® para pacientes com doença renal crônica em restrição proteica.

EVIDÊNCIAS:

Foi encontrada uma meta-análise que avaliou dieta hipoproteica suplementada com ceto-análogos (aminoácidos essenciais + ceto-análogos) contra dieta hipoproteica. Não houve diferença estatisticamente significante para taxa de filtração glomerular (TFG) entre os dois grupos.

CONCLUSÕES:

Há a necessidade de mais estudos, com maior número de pacientes e tempo de acompanhamento, que avaliem o uso dos ceto-análogos juntamente com a dieta hipoproteica e os metabólitos tóxicos, como desfecho, em comparação direta.

Más Relacionados