Mais SUS em evidências 1: Gestão e Financiamento do Sistema de Saúde Brasileiro
More SUS in evidence 1: Management and Financing of the Brazilian Health System
Ano de publicação: 2022
Este volume tem como objetivo caracterizar o sistema de saúde do Brasil a partir da descrição de seu financiamento e o alcance dos serviços públicos e privados, além de classificá-lo ante a tipologia internacional. Essa seção ainda discute quais aspectos do modelo híbrido brasileiro a Agenda Mais SUS propõe fortalecer em prol da saúde da população.
A construção desse diagnóstico se deu a partir de análises qualitativas e quantitativas com objetivo de identificar e caracterizar alguns dos principais desafios enfrentados pela saúde no Brasil, servindo como base para a construção das propostas e priorização de temas tratados na Agenda Mais SUS.
Apesar dos avanços, ainda existem inúmeros desafios encontrados no fortalecimento da relação público e privado no que tange ao setor de saúde. Seja através de mecanismos
regulatórios mais eficientes, seja via preceitos jurídicos que garantam os princípios de equidade do SUS, há uma necessidade de interlocução mais coordenada intra-setores, uma vez que não devem ser vistos como estanques mas sim cada vez mais interligados, de modo a aproveitar as vantagens proporcionadas por cada um dos modelos.
Unified Health System, Healthcare Financing, Health System Financing, Public Expenditures on Health, Local Health Systems, Health Planning Support, Financing, Government, Health Facilities, Proprietary, Supplemental Health, Health's Judicialization, Health Management, Personnel Management, Health Status Disparities