Alimentação saudável: efetividade de estratégias de comunicação
Healthy eating: effectiveness of communication strategies
Ano de publicação: 2023
O problema - A Política Nacional de Promoção da Saúde apresenta como um tema prioritário a alimentação adequada e saudável, e tem como um dos objetivos específicos estabelecer estratégias de comunicação social e de mídia para fortalecer os princípios e as ações de promoção da saúde.
Os canais de comunicação tendem a se enquadrar em três categorias principais:
i) meios de comunicação de massa; ii) Organização e comunidade; e iii) Interpessoal. Esta síntese rápida de evidências tem como finalidade apresentar uma análise das estratégias de comunicação para promover a alimentação saudável. Opções para enfrentar o problema - As buscas de revisões sistemáticas (RS) sobre o tema foram realizadas de 4 a 7 de maio de 2023, nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, Embase e Health Systems Evidence. Foram adotados atalhos para realização desta síntese rápida, de modo que apenas o processo de seleção dos estudos foi realizado em duplicidade e de forma independente. A avaliação metodológica das RS incluídas foi realizada por meio da ferramenta AMSTAR 2. Vinte e uma RS foram analisadas e os achados categorizados em quatro opções para políticas. Opção 1. Estratégias de comunicação de massa - Referem-se a comunicação por meio de televisão, rádio, jornais, revistas, publicidade externa e de trânsito, mala direta e sites. Onze RS analisaram 25 comparações entre grupos intervenção e controle. Em 43% dos desfechos analisados nos estudos, observou-se um efeito positivo das intervenções de comunicação de massa em favor da alimentação saudável. Opção 2. Estratégias de comunicação por meio de organização e comunidade - Os canais de comunicação podem incluir mídia baseada na comunidade, como talk shows de rádio locais, boletins informativos da organização; atividades comunitárias, como feiras de saúde; e reuniões em escolas, locais de trabalho e casas de culto. Seis RS analisaram 14 comparações entre grupos intervenção e controle. Em 57% dos desfechos analisados nos estudos, observou-se um efeito positivo das intervenções de comunicação por meio de organização e comunidade em favor da alimentação saudável. Opção 3. Estratégias de comunicação interpessoal - Podem envolver aconselhamento ou compartilhamento de informações com familiares, amigos, profissionais de saúde, colegas de trabalho, professores, conselheiros e líderes religiosos. Três RS analisaram 3 comparações entre grupos intervenção e controle. Em 33% dos desfechos analisados nos estudos, observou-se um efeito positivo das intervenções de comunicação interpessoal em favor da alimentação saudável. Opção 4. Estratégias de comunicação de multicomponentes - São estratégias que envolvem simultaneamente diferentes canais de comunicação. Sete RS analisaram 20 comparações entre grupos intervenção e controle. Em 67% dos desfechos analisados nos estudos, observou-se um efeito positivo das intervenções de comunicação de multicomponentes em favor da alimentação saudável.
The problem - The National Health Promotion Policy presents adequate and healthy eating as a priority theme, and has as one of its specific objectives the establishment of social communication and media strategies to strengthen the principles and actions of health promotion.