Mapa de evidências sobre métodos de avaliação de projetos, programas, planos e políticas de saúde: informe executivo
Evidence map on evaluation methods for health projects, programs, plans and policies: executive report
Ano de publicação: 2022
O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre avaliações de políticas de saúde com o objetivo de identificar, categorizar e facilitar a visualização dos métodos e estratégias de avaliação de políticas de saúde. A partir de uma ampla busca bibliográfica foram selecionados e incluídos neste mapa de evidências 51 estudos de revisão, dos quais 43 revisões sistemáticas, 6 metanálises, 1 revisão de escopo e 1 revisão narrativa. Com base na ferramenta AMSTAR, foi avaliado o nível de confiança para a evidência reportada nestes estudos, resultando em 26 revisões de nível alto, 9 revisões de nível moderado e 16 revisões de nível baixo.
Principais Achados:
● As revisões analisaram 5 tipos de avaliações: de custo-benefício, de eficácia e efetividade, de impacto, de implementação e de viabilidade. Estas avaliações foram relacionadas à Políticas, Práticas, Programas, Serviços e Intervenções Públicas em Saúde. ● As avaliações foram associadas a 28 desfechos (outcomes) de saúde distribuídos em 5 grupos: Atenção à Saúde, Assistência à Saúde, Promoção da Saúde, Políticas de Saúde, Planejamento e Administração em Saúde. ● No total foram 64 associações entre avaliações e desfechos, com destaque para as avaliações de impacto, de eficiência e econômicas (23, 24 e 14 associações respectivamente). As avaliações de implementação e viabilidade apareceram em apenas 3 associações (2 e 1 associação respectivamente). Quase metade das avaliações está relacionada a Programas de Saúde (31 associações). As avaliações de políticas aparecem com 18 associações e avaliações de intervenções públicas com 11 associações. ● A maioria das associações foi para dois grupos de desfechos para saúde: “atenção à saúde” e “promoção da saúde” (21 e 18 associações respectivamente). ● Dentre os desfechos, destaque para: saúde mental; alimentação e nutrição; e consumo de álcool e drogas (9, 7 e 7 associações respectivamente).Implicações para a gestão:
Devido à variedade de metodologias aplicadas nos 51 estudos de avaliação de políticas, não foi possível identificar o efeito para as 64 associações entre avaliação de política e desfecho para saúde. Entretanto, para a maioria dos estudos foi possível identificar se o método aplicado na avaliação foi adequado (40 estudos), inadequado (1 estudo) ou inconclusivo (8 estudos). As avaliações de viabilidade e implementação, assim como de avaliações de serviços e práticas em saúde aparecem em minoria dentre os estudos incluídos neste mapa, o que pode indicar um gap de evidências sobre avaliação de políticas de saúde.
The map presents an overview of the evidence on health policy evaluations with the aim of identifying, categorizing and facilitating visualization of health policy evaluation methods and strategies. From a wide bibliographic search, 51 review studies were selected and included in this evidence map, of which 43 were systematic reviews, 6 meta-analyses, 1 scope review and 1 narrative review. Based on the AMSTAR tool, the confidence level for the evidence reported in these studies was assessed, resulting in 26 high-level reviews, 9 moderate-level reviews, and 16 low-level reviews.