Revisão sistemática rápida: efeitos do uso de ovitrampas e outras armadilhas para monitoramento da população de Aedes aegypti
    Rapid systematic review: effects of the use of ovitraps and other traps for monitoring the population of Aedes aegypti

    Ano de publicação: 2020

    Identificar evidências científicas sobre os efeitos do uso de ovitrampas e outras armadilhas para realizar monitoramento da população de campo de Aedes aegypti (A. aegypti).

    Foi realizada busca sistematizada nas seguintes bases de dados eletrônicas:

    PubMed, PubMed Central, (PMC), Embase, Biblioteca Cochrane e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Além disso, buscas adicionais foram feitas nos seguintes repositórios de literatura cinzenta: Opengrey, Google Acadêmico, Arca Fiocruz e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Títulos e resumos foram rastreados, e posteriormente, textos completos foram avaliados de acordo com critérios de elegibilidade pré-estabelecidos. Após o processo de busca e gerenciamento de referências, 2.123 títulos e resumos foram rastreados. Após esta etapa, 90 textos completos foram avaliados de acordo com os critérios de elegibilidade. Por fim, 46 estudos foram incluídos nesta revisão sistemática rápida, relatando informações sobre metodologias de monitoramento de Aedes aegypti e seus efeitos. Dentre os 46 estudos incluídos, 18 avaliaram ovitrampas versus outras tecnologias; 21 avaliaram ovitrampas isoladamente e 7 avaliaram outras tecnologias de monitoramento. As principais armadilhas comparadas com as ovitrampas foram a MosquiTRAP (n=8), seguidas por pesquisa larvária (n=2) e ovitrampas letal biodegradável (n=2). Os dados obtidos na literatura apontam que existem efeitos positivos de ovitrampas e demais armadilhas para captura de ovos, larvas e mosquitos de Aedes aegypti, entretanto, parâmetros para avaliação dos desfechos podem facilitar análises de desempenho das armadilhas no monitoramento de populações de Aedes aegypti.

    Mais relacionados