Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa no controle do tabagismo em adultos e idosos: qual é a eficácia/efetividade e a segurança das práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) na cessação do tabagismo em adultos e/ou idosos?
Traditional Chinese Medicine Body Practices in Smoking Control in Adults and the Elderly: what is the efficacy / effectiveness and safety of Traditional Chinese Medicine (TCM) body practices in smoking cessation in adults and/or the elderly?
Ano de publicação: 2020
As práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) envolvem movimento ou manipulação corporal, atitude mental e respiração com intuito de equilibrar a energia vital-Qi. As práticas da MTC são recomendadas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como prevenção de agravos e doenças. As práticas corporais da MTC, no Brasil, incluem acupuntura, lian gong, chi gong(qigong,chi kung);tui-na e tai chi chuan. Estas práticas foram incorporadas no SUS mediante Portaria no 971,de 03 de maio de 2006.PerguntaQualéa eficácia/efetividade e a segurança das práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa(MTC), exceto acupuntura, na cessação do tabagismo em adultos e/ou idosos? As buscas por revisão sistemática foram realizadas em cinco bases de dados sem restrição de ano de publicação, publicados em inglês, português e espanhol. A busca foi por estudos que avaliassem o efeito das práticas corporais na cessação do tabagismo em adultos e idosos. Uma busca adicional por ensaios clínicos randomizados foi realizada em seis bases de dados, respeitando os mesmos critérios de elegibilidade. A acupuntura, embora faça parte das práticas da MTC, não foi incluída porque estás endo analisada separadamente em outras revisões realizadas por esta mesma equipe. De 111 revisões sistemáticas e 1.525 ensaios clínicos recuperados nas bases de dados, nenhum estudo atendeu aos critérios de elegibilidade. Devido à falta de evidências não é possível tecer considerações sobre a eficácia e segurança das práticas de MTC no controle do tabagismo na população adulta.