Année de publication: 2023
Introdução:
A passagem de plantão define as ações de cuidado subsequente baseado no conteúdo crÃtico da comunicação. Essa prática é crucial para assegurar a continuidade do cuidado. Todavia, existem fatores que afetam a comunicação durante esse momento. Isto é preocupante, haja vista que a comunicação eficaz é uma ferramenta estratégica para a organização do cuidado. Objetivo:
Elaborar um parecer técnico interdisciplinar para subsidiar a construção de uma estratégia que favoreça a comunicação efetiva durante a passagem de plantão na Unidade de Terapia Intensiva da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Metodologia:
Para realizar o diagnóstico situacional, este estudo possui carácter qualitativo, de cunho descritivo, desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva, setor adulto, da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, no municÃpio de Belém-PA. O público- alvo foi a equipe interdisciplinar, sendo a coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado. Ao final foi realizada a interpretação, análise e contagem das informações, direcionada pelo procedimento metodológico de Análise de Conteúdo. Resultados:
Ao longo da coleta de dados participaram da pesquisa 52 profissionais da equipe interdisciplinar (Medicina, Enfermagem e Fisioterapia), atuantes no setor supracitado. A principal forma de passagem de plantão utilizados na instituição foi a verbal e escrita com 77,7% (n= 47), quando averiguado o grau de confiança acerca dos métodos utilizados 30,7% (n= 16) responderam que não possuem e 86,5% (n= 45) afirmaram ter alguma dificuldade durante a troca de informações na transição de turno. As principais dificuldades encontradas pelos participantes da pesquisa neste trabalho foram a falha ou falta de registro com 23,0% (n= 12). A falta de atualização dos dados com 17,9% (n= 9) e a a falta de comunicação efetiva com 17,3% (n= 9) dos questionários. Nesse contexto, surge a necessidade de uma metodologia padronizada entre os profissionais para realizar a passagem de plantão, conforme explanado em 9,6% (n= 5) das falas dos participantes. Análise Conclusiva:
Dentre as estratégias destinadas a mitigar eventos adversos relacionados à comunicação efetiva, destaca- se Situation Background Assessment and Recommendation (SBAR), uma ferramenta de comunicação que envolve a consideração de quatro critérios: S (Situação), B (Breve histórico), A (Avaliação) e R (Recomendação). A aplicação da ferramenta SBAR possibilita uma comunicação assertiva e eficaz dentro da equipe, com um enfoque aprimorado no paciente. (AU)