Análise técnica acerca da passagem de plantão na unidade de terapia intensiva da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
Technical analysis of patient handover in the intensive care units of Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Année de publication: 2023

Introdução:

A passagem de plantão define as ações de cuidado subsequente baseado no conteúdo crítico da comunicação. Essa prática é crucial para assegurar a continuidade do cuidado. Todavia, existem fatores que afetam a comunicação durante esse momento. Isto é preocupante, haja vista que a comunicação eficaz é uma ferramenta estratégica para a organização do cuidado.

Objetivo:

Elaborar um parecer técnico interdisciplinar para subsidiar a construção de uma estratégia que favoreça a comunicação efetiva durante a passagem de plantão na Unidade de Terapia Intensiva da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Metodologia:

Para realizar o diagnóstico situacional, este estudo possui carácter qualitativo, de cunho descritivo, desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva, setor adulto, da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, no município de Belém-PA. O público- alvo foi a equipe interdisciplinar, sendo a coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado. Ao final foi realizada a interpretação, análise e contagem das informações, direcionada pelo procedimento metodológico de Análise de Conteúdo.

Resultados:

Ao longo da coleta de dados participaram da pesquisa 52 profissionais da equipe interdisciplinar (Medicina, Enfermagem e Fisioterapia), atuantes no setor supracitado. A principal forma de passagem de plantão utilizados na instituição foi a verbal e escrita com 77,7% (n= 47), quando averiguado o grau de confiança acerca dos métodos utilizados 30,7% (n= 16) responderam que não possuem e 86,5% (n= 45) afirmaram ter alguma dificuldade durante a troca de informações na transição de turno. As principais dificuldades encontradas pelos participantes da pesquisa neste trabalho foram a falha ou falta de registro com 23,0% (n= 12). A falta de atualização dos dados com 17,9% (n= 9) e a a falta de comunicação efetiva com 17,3% (n= 9) dos questionários. Nesse contexto, surge a necessidade de uma metodologia padronizada entre os profissionais para realizar a passagem de plantão, conforme explanado em 9,6% (n= 5) das falas dos participantes.

Análise Conclusiva:

Dentre as estratégias destinadas a mitigar eventos adversos relacionados à comunicação efetiva, destaca- se Situation Background Assessment and Recommendation (SBAR), uma ferramenta de comunicação que envolve a consideração de quatro critérios: S (Situação), B (Breve histórico), A (Avaliação) e R (Recomendação). A aplicação da ferramenta SBAR possibilita uma comunicação assertiva e eficaz dentro da equipe, com um enfoque aprimorado no paciente. (AU)

Plus Similaires