Mapa de Evidências sobre o manejo e tratamento da má nutrição no contexto da atenção primária: informe de resultados
    Evidence Map on the management and treatment of malnutrition in the context of primary health care: full report

    Année de publication: 2022

    Este informe apresenta as evidências sobre os efeitos de intervenções no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) para o manejo e tratamento da má nutrição que foram caracterizadas e sistematizadas no mapa de evidências disponível em: https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/ma-nutricao-aps-pt/evidence-map.

    Contexto:

    A má nutrição refere-se às deficiências, excessos ou desequilíbrios no consumo de energia e/ou nutrientes de uma pessoa, como por exemplo a desnutrição, as deficiências de micronutrientes e a obesidade. Estima-se que a má nutrição afeta uma em cada três pessoas no mundo (2). Investimentos em estratégias eficazes para o manejo da má nutrição em todas as suas formas são importantes para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 2 e 3, as Metas Globais de Nutrição da OMS 2025 e as metas da Década de Ação pela Nutrição, da ONU. São diversos os determinantes em saúde que influenciam o estado nutricional, como por exemplo, o grau de segurança alimentar e nutricional domiciliar, os cuidados no nível familiar e comunitário, as condições de vida e a qualidade dos serviços de saúde (3). Por se tratar de uma questão multifatorial, é imprescindível que se desenvolvam estratégias para apoiar os profissionais de saúde no manejo da má nutrição na Atenção Primária à Saúde (APS). Portanto, a caracterização da evidência sobre as possíveis intervenções voltadas ao manejo, prevenção, promoção e tratamento das formas de má nutrição realizadas no âmbito da APS, que contribuam para a recuperação do estado nutricional e melhora nos padrões de consumo alimentar da população, têm um grande potencial de informar e embasar a Política Nacional de Alimentação e Nutrição e fortalecer as ações desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

    Pergunta:

    Quais intervenções oferecidas no âmbito da APS podem ser efetivas/eficazes e seguras para o manejo e tratamento de diferentes formas de má nutrição? Método: Com base na metodologia Mapas de Evidências e a partir da definição do escopo da pesquisa, uma ampla busca bibliográfica foi realizada nas principais bases de dados para identificar revisões sistemáticas, sem restrição de data de publicação ou de idioma. Os estudos foram selecionados por dois revisores independentes e um terceiro revisor quando houve discordâncias. A qualidade das revisões foi analisada com base na ferramenta AMSTAR 2. A ferramenta Tableau foi utilizada para exibir graficamente a sistematização e caracterização das evidências analisadas nos estudos incluídos no mapa, destacando o nível de confiança para os resultados reportados sobre o efeito das intervenções para os desfechos em saúde relacionados à má nutrição.

    Resultados:

    Os 61 estudos incluídos no Mapa avaliaram o efeito de 72 tipos de intervenção distribuídos em 10 grupos. Estas intervenções foram associadas a 52 desfechos de saúde (má nutrição) distribuídos em 6 grupos. No total foram 311 associações entre intervenções e desfechos considerando que uma mesma intervenção pode ser aplicada a mais de um desfecho e vice-versa. O grupo de intervenções Multicomponente foi o mais associado (114), seguido dos grupos Nutricional (87) e Comportamental (64). Dentre os grupos de desfechos, o grupo Constituição Corporal recebeu a maioria das associações (200). A maior parte dos estudos reportou efeito positivo ou potencialmente positivo para as intervenções/desfechos analisados. Com base na avaliação da qualidade metodológica dos estudos de revisão, os 61 estudos foram classificados por nível de confiança para os resultados reportados: alto (13), moderado (5), baixo (21), criticamente baixo (22).

    Plus Similaires