Estratégias de adesão ao tratamento de longo prazo para pessoas adultas com diabetes mellitus tipo 2 na APS
Long-term treatment adherence strategies for adults with type 2 diabetes mellitus in PHC
Année de publication: 2021
Esta síntese rápida de evidências foi comissionada e subsidiada pelo Ministério da Saúde, no âmbito do projeto GEREB-010-FIO-20 e faz parte da Coleção "Rapid response for health promotion".
O problema:
A diabetes mellitus tipo 2 (DM2) refere-se à resistência à insulina e pode ter início insidioso e sintomas brandos, acometendo principalmente adultos com longa história de excesso de peso e com história familiar de DM2. Os tratamentos são parte importante do controle da DM2 e com frequência são desafios a serem enfrentados por profissionais e pacientes. Esta síntese rápida de evidências procurou identificar estratégias para aumentar a adesão ao tratamento de pacientes com DM2.Opções para enfrentar o problema:
A busca nas bases de dados resultou em 1.518 referências, sendo selecionadas 9 revisões sistemáticas (RS) para compor esta síntese narrativa. Na avaliação da qualidade metodológica (AMSTAR 2), uma revisão foi classificada como de confiança moderada e as demais de confiança criticamente baixa. Duas opções para abordar o problema foram sintetizadas, agrupando-se as estratégias conforme sua similaridade quanto aos profissionais de saúde e/ou ações realizadas. Opção 1.Promoção de intervenções realizadas por farmacêuticos:
Os efeitos de intervenções por farmacêuticos voltadas à adesão ao tratamento de adultos com DM2 foram avaliadas em 5 RS. As estratégias utilizadas variaram entre combinação de lembretes de recarga de prescrição e embalagem especializada, programa de cuidado farmacêutico, ações educativas e acompanhamento de saúde e monitoramento relacionado à medicação, realizadas em unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) e farmácias. Todas as revisões trouxeram resultados significativos acerca da adesão ao tratamento. Contudo, duas RS apresentaram incertezas, o que pode interferir na avaliação geral da opção. Opção 2. Promoção de estratégias de monitoramento, comunicação, educação em saúde e cuidado compartilhado: Seis RS trouxeram resultados sobre monitoramento, comunicação, educação em saúde e cuidado compartilhado, sendo essas ações realizadas por outros profissionais envolvidos no cuidado em saúde numa variedade de ambientes, mas que podem ser aplicadas na APS. Todas as intervenções apresentaram resultados positivos relacionados à adesão, entretanto foram encontradas incertezas quanto a programas educativos, uso de mensagem de texto e intervenções com o apoio de agentes comunitários de saúde e de enfermeiros.Considerações finais:
Esta síntese rápida de evidências encontrou intervenções relativas a assistência farmacêutica, cuidado compartilhado, monitoramento, comunicação e educação em saúde que apresentaram resultados a respeito da adesão ao tratamento de adultos com DM2 que podem ser aplicadas no contexto da APS. No entanto, a qualidade metodológica das revisões foi em sua maioria criticamente baixa, o que requer cautela em seus achados. Esta síntese rápida não envolveu considerações de implementação e implicações relativas à equidade quanto a cada uma das opções. As estratégias apresentadas nas opções podem ser implementadas de forma única ou combinada, de acordo com os contextos locais.
This rapid synthesis of evidence was commissioned and subsidized by the Ministry of Health, within the scope of the GEREB-010-FIO-20 project and is part of the "Rapid response for health promotion" Collection.