Uso de evidências para tomada de decisão: em busca de uma gestão eficaz no SUS pós-pandemia
Use of evidence for decision-making: In search of effective management in Brazil’s Unified Health System (SUS) in the post-pandemic context

Publication year: 2023

Você está recebendo uma cartilha com as principais informações apresentadas em cinco respostas rápidas produzidas por meio de uma parceria entre Instituto Veredas e o Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em 2023, organizações que atuam fornecendo evidências para tomada de decisão em políticas públicas, com apoio da Fundação Zerbini por meio de recursos de emenda parlamentar. Esta cartilha apresenta as principais informações sobre estratégias efetivas para abordar cinco problemas prioritários de saúde. O conteúdo foi elaborado com base nos textos completos de cinco respostas rápidas que foram desenvolvidas a partir da demanda de um grupo de gestoras(es) de saúde de vários municípios do estado de São Paulo, que participaram de uma consulta online para seleção e definição dessas prioridades. Respostas rápidas são sínteses das melhores evidências científicas disponíveis, que podem apoiar o processo de tomada de decisão. São documentos elaborados de forma sistemática e transparente, que apresentam intervenções efetivas para lidar com problemas prioritários de saúde, além de considerações sobre a implementação e sobre equidade, com objetivo de qualificar a tomada de decisão. A descrição dos passos de elaboração das respostas rápidas está disponível nos documentos completos e incluem os bancos de dados consultados, as estratégias de busca dos artigos e a descrição das etapas de seleção de estudos e extração de dados. Por ser um produto destinado à gestão pública, para dar suporte à tomada de decisão, as respostas rápidas não apresentam recomendações.

Nesta cartilha apresentamos evidências de intervenções efetivas para superação de cinco grandes prioridades:

• As barreiras culturais para o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS); • As barreiras para acesso à Atenção Especializada (AE); • A continuidade do cuidado após o contrarreferenciamento; • A promoção da Saúde Mental das(os) profissionais de saúde no âmbito organizacional; e • A prevenção e tratamento de álcool, tabaco e outras drogas na população em situação de vulnerabilidade. Os dados apresentados neste documento são um sumário das respostas rápidas originais, que podem ter seus textos acessados na íntegra por meio do QR Code e link ao final deste texto de introdução. Você também pode consultar a equipe que elaborou a resposta rápida, caso tenha alguma dúvida relacionada aos aspectos metodológicos ou resultados encontrados, por meio do e-mail contato@veredas.org. Você vai encontrar a seguir informações sobre intervenções efetivas para abordar cada um dos cinco temas e, ao final, algumas reflexões sobre barreiras e possíveis desigualdades relacionadas à implementação das ações. Boa leitura! (AU)

More related