Acupuntura, auriculoterapia e acupressão no controle do tabagismo em adultos e idosos: qual é a eficácia e a segurança da acupuntura, da auriculoterapia e da acupressão na cessação do tabagismo em adultos e/ou idosos?

    Publication year: 2020

    A acupuntura se caracteriza pela estimulação de pontos cutâneos específicos por meio do uso de agulhas. A auriculoterapia consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular com esferas de aço, ouro, prata, plástico, agulhas ou sementes de mostarda. Acupressão é o estímulo dos pontos de acupuntura por meio de pressão física. A acupuntura é recomendada para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como prevenção de agravos e doenças. Além disso, parece propiciar a liberação de neurotransmissores e outras substâncias responsáveis pela promoção da analgesia. A auriculoterapia e acupressão promovem a regulação psíquico-orgânica do indivíduo. Estas práticas foram incorporadas no SUS mediante Portaria nº 971, de 03 de maio de 2006. Qual é a eficácia e a segurança da acupuntura, auriculoterapia e acupressão na cessação do tabagismo em adultos e/ou idosos? As buscas foram realizadas em sete bases de dados sem restrição de ano de publicação.

    Os critérios de inclusão foram:

    revisões sistemáticas em inglês, português e espanhol que avaliaram os efeitos da acupuntura, auriculoterapia e acupressão no controle do tabagismo na população adulta e idosa. A avaliação da qualidade metodológica foi realizada por meio da ferramenta AMSTAR 2, feita por uma pesquisadora e revisada por outra. Nesta revisão rápida, produzida em cinco dias, foram utilizados atalhos metodológicos, de maneira que apenas o processo de seleção foi realizado em duplicidade e de forma independente. De 127 relatos encontrados nas bases de dados, foram incluídas seis revisões sistemáticas que atenderam aos critérios de elegibilidade. Na avaliação da qualidade metodológica uma revisão apresentou alta qualidade, e cinco, qualidade criticamente baixa. As revisões analisaram o efeito de acupuntura, auriculoterapia e acupressão, combinadas ou não entre si e a outras tecnologias. A maioria dos resultados de metanálises e ensaios clínicos individuais mostraram similaridade da acupuntura em comparação a diversas intervenções. Em geral, a acupuntura e a acupressão mostraram-se superiores em relação a acupuntura simulada, medicamento placebo ou nenhum tratamento. A acupuntura foi inferior à terapia de reposição de nicotina. Duas revisões avaliaram a segurança das intervenções, com relatos sobre ocorrência de eventos adversos leves com o uso da acupuntura, eletroacupuntura, auriculoterapia e acupressão auricular. Esta revisão identificou que, de maneira geral, não houve diferença nos resultados entre acupuntura e auriculoterapia e seus diversos comparadores Acupuntura e acupressão mostraram resultados melhores na comparação com suas modalidades simuladas, medicamento placebo ou nenhum tratamento. No entanto, é necessário atenção ao interpretar estes resultados, uma vez que houve diversidade de terapias utilizadas nos estudos primários e a qualidade metodológica da maioria das revisões sistemáticas foi avaliada como criticamente baixa.