Ferramentas SUPPORT para a elaboração de políticas de saúde baseadas em evidências (STP) 10: como considerar a equidade ao avaliar os resultados de uma revisão sistemática?
    SUPPORT tools for evidence-based health policy making (STP) 10: How to consider equity when evaluating the results of a systematic review?

    Publication year: 2009

    Neste artigo abordaremos considerações sobre equidade. Desigualdades podem ser definidas como ?diferenças em saúde que são tanto desnecessárias e evitáveis quanto consideradas injustas e indevidas?. Fato este devidamente documentado em relação a fatores econômicos e sociais. As políticas ou programas eficazes podem, de fato, melhorar a saúde geral de uma população. Contudo, o impacto de tais políticas e programas sobre as desigualdades pode apresentar variações: possa ser que não tenham impactos sobre desigualdades, podem reduzir as desigualdades ou exacerbá-las, independentemente de seus efeitos gerais na saúde da população. Sugerimos quatro questões a serem consideradas no uso de evidências de pesquisa para informar considerações do possível impacto de uma (mais)

    More related