Redução ou cessação do uso de derivados de tabaco na APS
Reduction or cessation of tobacco use in PHC
Año de publicación: 2021
Esta síntese rápida de evidências foi comissionada e subsidiada pelo Ministério da Saúde, no âmbito do projeto GEREB-010-FIO-20 e faz parte da Coleção "Rapid response for health promotion".
PROBLEMA:
O uso contínuo do tabaco, por exposição direta ou indireta, é considerado um problema global de saúde pública, responsável por oito milhões de mortes ao ano. Cerca de 80% dos usuários da substância residem em países de baixa e média renda, como o Brasil. O principal problema de saúde decorrente do uso dos derivados de tabaco é o câncer de pulmão, terceiro tipo de câncer mais comum na população e o mais letal. Neste cenário é importante que equipes e serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) estejam preparados para fornecer ações de prevenção e controle do fumo.Opções para enfrentar o problema:
De 234 registros recuperados das bases de dados, após processo de seleção e elegibilidade, treze Revisões Sistemáticas (RS) foram incluídas nesta síntese narrativa. Os resultados foram organizados em quatro opções para políticas em contextos de APS. Efeitos positivos foram relatados nas RS para uma variedade de intervenções, no entanto, algumas incertezas também foram apontadas. Com relação à qualidade metodológica, uma RS foi classificada como de confiança moderada, duas de confiança baixa e dez de confiança criticamente baixa. Opção 1.Intervenções de aconselhamento conduzidas por profissionais de saúde:
Seis RS apresentaram efeitos das intervenções de aconselhamento para cessação do uso do tabaco, conduzidas por profissionais farmacêuticos, enfermeiros, profissionais com treinamento específico para lidar com o tabagismo e profissionais não especificados. Uma variedade de modalidades de aconselhamento mostrou-se efetiva na comparação com nenhuma intervenção, cuidado habitual ou intervenções menos intensivas. Incertezas foram apontadas com relação aos efeitos da entrevista motivacional e na comparação do aconselhamento com intervenções mistas. Opção 2.Intervenções comportamentais únicas ou combinadas:
Duas RS relataram que intervenções comportamentais se mostraram efetivas para lidar com o tabagismo em comparação a cuidados habituais, materiais educativos e aconselhamento breve. Incertezas foram relatadas em relação ao reforço contingente e com relação ao apoio comportamental para fumantes com sofrimento psíquico e jovens em diferentes situações de risco, sendo: adolescentes grávidas, adolescentes com doença mental, adolescentes em tratamento por uso abusivo de substâncias e estudantes residentes de comunidades socioeconomicamente vulneráveis (o risco e faixa etária não foi especificado em um estudo). Opção 3.Apoio de registro médico e feedback motivacional personalizado sobre riscos biomédicos:
Duas RS investigaram os efeitos do apoio de registro médico nas consultas, e o feedback dos riscos biomédicos. As evidências são escassas para afirmar se essas intervenções são ou não efetivas na cessação do tabagismo. O uso de registro médico tem como base apenas dois estudos primários, um dos quais sem grupo controle. O uso de resultados de exames mostrou-se efetivo com o feedback sobre danos relacionados ao fumo, mas não teve o mesmo efeito quando esse feedback se referia à exposição ao fumo e ao risco de doenças relacionadas ao fumo. Opção 4.Intervenções multicomponentes:
Oito RS apresentaram efeitos de diversas intervenções combinadas para redução ou cessação do uso do tabaco. Algumas intervenções foram realizadas por profissionais de farmácia, enfermagem, médicos ou equipe clínica. As intervenções multicomponentes mostraram-se efetivas para a cessação do tabagismo, particularmente nos estudos em que foram comparadas a nenhuma intervenção, cuidados habituais ou intervenções mais comumente utilizadas. No entanto, é importante considerar algumas incertezas de maior magnitude apontadas nos estudos, como a adição do aconselhamento por entrevista motivacional ou apoio por telefone
This rapid synthesis of evidence was commissioned and subsidized by the Ministry of Health, under the project GEREB-010-FIO-20 and is part of the "Rapid response for health promotion" Collection.