Estratégias e inovações nas abordagens comunitárias para Promoção da Saúde na Atenção Primária à Saúde
Strategies and innovations in community approaches to Health Promotion in Primary Health Care
Año de publicación: 2021
Esta sÃntese rápida de evidências foi comissionada e subsidiada pelo Ministério da Saúde, no âmbito do projeto GEREB-010-FIO-20 e faz parte da Coleção "Rapid response for health promotion".
O problema:
A Promoção da Saúde é composta por um conjunto de ações e estratégias, individuais e coletivas, com articulação intersetorial e especialmente com forte participação social. Todos esses fatores tornam sua implementação um grande desafio. Esta sÃntese rápida de evidências teve como finalidade identificar intervenções com abordagens comunitárias que podem ser promissoras para a promoção da saúde no âmbito da atenção primária à saúde.Opções para enfrentar o problema:
De 1.429 publicações identificadas nas bases de dados, 36 revisões sistemáticas (RS) foram selecionadas para compor esta sÃntese narrativa. Com relação à qualidade metodológica, duas RS foram classificadas como de confiança alta, quatro de confiança moderada, duas de confiança baixa e vinte e oito de confiança criticamente baixa. A apresentação dos resultados foi organizada em sete opções de abordagens comunitárias para lidar com oproblema, agrupando-se as intervenções por similaridade. As estratégias apresentadas nas opções podem serimplementadas de forma única ou combinada, de acordo com os contextos locais. Embora muitos efeitospositivos das intervenções analisadas sejam relatados nas RS, é importante também considerar as incertezasapontadas com relação a algumas intervenções. Opção 1.Abordagens comunitárias para redução de morbimortalidade por doenças crônicas não transmissÃveis:
Treze RS apresentaram efeitos das intervenções para redução da morbimortalidade por doenças crônicas não transmissÃveis (DCNT), entre as quais hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito tipo 2, câncer, doenças cardiovasculares, transtorno mental, multimorbidades e DCNT não especificadas. De modo geral, os resultados foram benéficos com intervenções de educação, acompanhamento de profissionais da saúde e técnicas comportamentais, combinadas entre si ou não. Opção 2.Abordagens comunitárias para prevenção e controle de tabagismo:
Oito RS identificaram efeitos positivos com intervenções de aconselhamento; educacionais e eventos culturais; conduzidas por farmacêuticos; dirigidas a profissionais de saúde; com múltiplos componentes. Opção 3.Abordagens comunitárias para redução de morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas:
Seis RS mostraram resultados positivos com intervenções por meio de tecnologia digital; motivacionais; com participação da famÃlia e pessoas significativas; dirigidas a conselheiros; para população indÃgena; e com múltiplos componentes. Opção 4.Abordagens comunitárias para promoção de práticas corporais ou de atividade fÃsica:
Seis RS apresentaram os efeitos positivos quanto a intervenções educacionais; caminhada; dança; esquemas de referência de exercÃcios; com abordagem participativa; uso de lembretes; aconselhamento, sessões em grupo ou por correio; com múltiplos componentes. Opção 5.Abordagens comunitárias para promoção de alimentação saudável:
Duas RS relataram resultados positivos com intervenções de aconselhamento dietético ou aconselhamento nutricional; educacionais; consumo de dieta tradicional; suplementação de nutrientes; com participação do setor comercial; subsÃdio para consumo de frutas e vegetais; com múltiplos componentes; polÃtica de nutrição. Opção 6.Abordagens comunitárias para prevenção de violência e estÃmulo à cultura de paz:
Uma RS mostrou resultados positivos de intervenções com foco em âmbitos primário (implementadas universalmente para prevenir o inÃcio da violência); secundário (implementadas seletivamente com jovens com maior risco de violência) e terciário (com foco em jovens que já tenham praticado comportamento violento). Opção 7.Abordagens comunitárias para redução de morbimortalidade por acidentes de trânsito:
Uma RS apresentou os benefÃcios de intervenções com múltiplos componentes, incluindo envolvimento e coordenação da comunidade, estratégias com base em habilidades, detecção e redução de danos, redução da oferta de bebidas.
This rapid synthesis of evidence was commissioned and subsidized by the Ministry of Health, within the scope of the GEREB-010-FIO-20 project and is part of the "Rapid response for health promotion" Collection.