Faixa etária para o monitoramento do calendário vacinal como condicionante de programas de transferência de renda
Age group for monitoring the vaccination schedule as a condition for income transfer programs
Año de publicación: 2021
Esta revisão rápida foi comissionada e subsidiada pelo Ministério da Saúde, no âmbito do projeto GEREB-010-FIO-20 e faz parte da Coleção "Rapid response for health promotion".
O Programa Bolsa Família (PBF) foi criado para combater a pobreza e desigualdades no Brasil e sua implementação nos municípios depende do acompanhamento de condicionalidades pré-estabelecidas para as áreas de saúde e de educação, como o cumprimento ao calendário nacional de vacinação para crianças de até 7 anos.
Pergunta da pesquisa:
Qual é a faixa etária recomendada para monitoramento do cumprimento do calendário vacinal como condicionalidade de saúde do Programa Bolsa Família? Métodos: As buscas por revisão sistemática foram realizadas em sete bases de dados sem restrição de ano de publicação, publicados em inglês, português e espanhol. Uma busca adicional por estudos primários foi realizada em cinco bases de dados, respeitando os mesmos critérios de elegibilidade. As buscas foram direcionadas a estudos que avaliassem a faixa etária recomendável para monitoramento do calendário vacinal como condicionalidade de saúde do PBF.Resultados:
As buscas abrangentes realizadas nas bases de dados recuperaram 161 revisões sistemáticas, e 423 estudos primários. O processo de seleção mostrou que nenhum estudo atendeu aos critérios de elegibilidade.Conclusão:
Devido à falta de evidências, não foi possível estabelecer a melhor faixa etária recomendada para monitoramento do cumprimento do calendário vacinal como condicionalidade de saúde do Programa Bolsa Família.
This rapid review was commissioned and subsidized by the Ministry of Health, within the scope of the GEREB-010-FIO-20 project and is part of the "Rapid response for health promotion" Collection.
The Bolsa Família Program (PBF) was created to fight poverty and inequalities in Brazil and its implementation in the municipalities depends on the monitoring of pre-established conditionalities for the areas of health and education, such as compliance with the national vaccination schedule for children of up to 7 years.