Pesquisa razões práticas: utilidade e justiça na alocação do Técnico de Higiene Dental (THD) para a oferta assistencial programada do PSF (aferindo a validade externa do instrumento de pesquisa)

Publication year: 2010

INTRODUÇÃO:

Esse relatório comunica resultados do projeto de pesquisa de abrangência nacional, intitulado “Inclusão da saúde bucal no PSF: arranjos de oferta assistencial e atuação do Técnico de Higiene Dental (THD)”, realizado através do NESP/CEAM/UnB, por intermédio da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde, iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde, financiada pelo Ministério da Saúde.

OBJETIVOS:

O objetivo geral da pesquisa foi validar um instrumento de avaliação da utilidade e justiça da presença do THD nos sistemas locais de saúde bucal com Saúde da Família (PSF) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os objetivos específicos foram:

1. Mapear nacionalmente as Equipes de Saúde Bucal (ESB) que organizam sua oferta assistencial mediante compromisso programático de cobertura expresso na produção clínica e rotineira de Tratamentos Completados (TC); 2. Identificar as experiências-modelo que mais se aproximam dos tipos ideais formais; 3. Medir a precisão do modelo (verificar o nível de validade externa do modelo em situações típicas); 4. Analisar a propriedade do modelo lógico como quadro de referências para aplicá-lo, num futuro próximo, a processos de avaliação de experiências municipais; 5. Descrever, analisar e julgar a utilidade e justiça da alocação das THD nas Equipes de Saúde da família (ESF).