O enfermeiro no programa saúde da família: percepções, possibilidades de atuação, fronteiras profissionais e espaços de negociação: relatório final

Publication year: 2007

INTRODUÇÃO:

Desde o início da década de 1980, intensificando-se principalmente na década de 1990, reformas nos diversos setores dos serviços públicos, incluindo o setor de saúde, tem sido objeto de discussões e debates.

OBJETIVO:

Investigar como os enfermeiros percebem sua atuação, conquistam a identidade profissional e seus espaços de negociação no Programa Saúde da Família, desde a perspectiva multiprofissional proclamada pelo Ministério da Saúde.

MATERIAL E MÉTODO:

O desenho da pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa própria das ciências sociais. A coleta de dados foi feita com base na realização de entrevistas semi-estruturadas com os enfermeiros selecionados. Um roteiro foi estabelecido para orientar as entrevistas.

RESULTADOS:

Os enfermeiros foram conscientes nos seus discursos que a promoção da saúde é um novo modelo de prática que vai depender de transformações bastante radicais no modo de pensar e fazer saúde.

CONCLUSÃO:

Com suporte na análise das narrativas produzidas por enfermeiros que atuam no PSF, traço-se de que maneira, no cotidiano, as relações entre enfermeiros/equipe e entre enfermeiros/sistema de saúde e população são estabelecidas e as Estratégias da atenção básica vão sendo efetivadas. O estudo remete que se reflita sobre a atuação do enfermeiro o PSF, suas dificuldades e possibilidades de mudança.