Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios
Multiprofessional residence in health: experiences, advances and challenges
Residencia multiprofesional en salud: experiencias, avances y desafíos

Publication year: 2006

INTRODUÇÃO:

A intrínseca característica da interdisciplinaridade confere caráter inovador aos programas de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS)., demonstrado principalmente por meio da inclusão das catorze categorias profissionais da saúde (Resolução CNS nº 287/1998). Este modo de operar a formação 'inter-categorias' visa à formação coletiva inserida no mesmo 'campo' de trabalho sem deixar de priorizar e respeitar os 'núcleos' específicos de saberes de cada profissão. O zelo na definição de preceptoria, tutoria, campos de estágio, ênfases dos programas, estratégias pedagógicas e modos avaliativos também implicaram na necessidade de incremento e mudança dos critérios de análise para acreditação dos programas.

OBJETIVO:

Esta publicação tem como principal objetivo socializar, debater, e principalmente suscitar reflexões acerca da história de construção da política de formação pós-graduada denominada Residência Multiprofissional em Saúde (RMS).

MATERIAL E MÉTODOS:

Entendendo que a melhor forma de contar a história de uma ação política é demonstrar seus meandros, seus desafios e avanços é no que esta publicação se materializa.

RESULTADOS:

Seguem relatos de experiências de RMS que trazem contextos, parcerias, campos de prática e tempos de caminhada distintos, mas que comungam o mesmo intenso desejo de consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS).

CONCLUSÃO:

A riqueza dos relatos demonstra os resultados da aposta feita pelo Ministério da Saúde nesta estratégia de formação que, em última instância, visa produzir atenção integral em muitos recantos do Brasil, afinada com a Política Nacional de Educação em Saúde.