Empregabilidade e trabalho dos enfermeiros no Brasil: relatório final

Publication year: 2006

INTRODUÇÃO:

No contexto político de reforma do Estado, os recursos humanos em saúde, em que pese tenha sido delineada uma política de orientação igualitarista e regulamentadora, vêm passando por transformações em sua relação com as instituições prestadoras de serviços de saúde. Tais transformações caracterizam-se especialmente por um processo de desregulamentação, verificado principalmente pela substituição do emprego formal e assalariado por diversas outras modalidades de vinculação dos profissionais aos serviços.

OBJETIVOS:

Assim, este estudo procura oferecer uma análise da tendência nacional do mercado de trabalho dos enfermeiros, tanto do lado da oferta como da demanda, tendo como pano de fundo as transformações que vêm ocorrendo com o trabalho no mundo globalizado. Procura cotejar a configuração do mercado de trabalho dos enfermeiros com a do mercado de trabalho.

CONCLUSÃO:

A graduação de enfermagem parece ser uma alternativa de ascensão social e profissional para os componentes da equipe de enfermagem. Estudos mais específicos sobre o perfil dos graduandos de enfermagem poderão oferecer instrumentos para complementação de uma análise prospectiva para este mercado de trabalho. Finalmente, este estudo, apesar de não ser conclusivo, e de sua limitação para generalizações, pode elucidar questões, até então tomadas como problemas no trabalho do enfermeiro, deduzidas de suposições reflexivas do mercado de trabalho em geral. O estudo refere ainda a necessidade de novas pesquisas no campo da formação, no de fluxos migratórios, de perfil de enfermeiros e da equipe de enfermagem, bem como do mercado de trabalho de técnicos e auxiliares, que possam vir a complementar a análise e contribuir para o debate.