Capacidade gestora de recursos humanos em instâncias locais de saúde em municípios em população inferior a 100 mil habitants: relatório final

Publication year: 2006

INTRODUÇÃO:

Este relatório apresenta os resultados do estudo sobre Capacidade Gestora de Recursos Humanos em Instâncias Locais de Saúde em Municípios com população inferior a 100 mil habitantes, que compõem o conjunto de estudos demandados pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) sob a coordenação da rede Observatório de Recursos Humanos (ROREHS/MS) com pesquisadores de instituições da rede, gestores do Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e Grupo de Trabalho (GT) de Recursos Humanos da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO).

OBJETIVOS:

Objetivo geral Fornecer subsídios às instâncias gestoras do SUS, tendo como referência às questões relativas à gestão do trabalho e da educação na área da saúde, para a formulação e implementação da política setorial, bem como, delinear a Capacidade de Gestão de Recursos Humanos em Instâncias Locais de Saúde em Municípios com população Inferior a 100 mil habitantes, a partir de variáveis relacionadas com a estrutura e os processos desenvolvidos nesta área.

Objetivos específicos :

Caracterizar a estrutura de RH das instâncias locais de saúde; Descrever o perfil do gestor de RH; Identificar a capacidade de gerência de RH e os processos de gestão desenvolvidos; Identificar a percepção do gestor de RH em relação às questões atinentes a área.

MATERIAL E MÉTODO:

A pesquisa foi dirigida aos gestores de recursos humanos das instâncias locais de saúde dos Municípios com população Inferior a 100 mil habitantes. Para a caracterização dos municípios envolvidos no estudo, as variáveis descritivas utilizadas foram: localização geográfica e porte populacional.

RESULTADOS:

a pesquisa foi concluída em 755 municípios o que representa 97,3% do universo.

CONCLUSÃO:

Os comentários ora apresentados envolvem as características dos dirigentes (e dos secretários que declararam estar a frente das atividades de RH na SMS), das instituições e os principais processos de gestão desenvolvidos na área de RH.