Avaliação dos cursos de especialização em saúde da família: relatório

Publication year: 2008

INTRODUÇÃO:

Em 1997, o MS definiu como um dos componentes estratégicos do projeto Reforço ao Sistema Único de Saúde/REFORSUS, financiado pelo Banco Mundial, voltado para os recursos humanos, os Pólos de Capacitação em Saúde da Família (PCSF).

OBJETIVOS:

A pesquisa tem como objetivo geral aferir os cursos de especialização em Saúde da Família em seus aspectos metodológicos e operacionais.

E como objetivos específicos:

Identificar as IES que oferecem Cursos de Especialização em Saúde da Família pontuando aquelas que estabeleceram parceria com o MS; Aferir a qualidade dos processos de implementação dos cursos e dos fatores que atuam como condicionantes dos resultados ou desempenho dos cursos; Identificar os diferentes tipos e graus de participação dos agentes/instituições envolvidas; Descrever os níveis de satisfação e expectativa dos egressos como agentes beneficiários dos cursos.

MATERIAL E MÉTODOS:

A pesquisa se orientou por procedimentos técnico-metodológicos de avaliações formativas, de natureza quali-quantitativa. O estudo foi desenvolvido com o pressuposto de que os condicionantes institucionais e operacionais do desempenho dos cursos de especialização e das atividades, através dos quais são implantados e desenvolvidos, estão estreitamente vinculados com os fatores e situações que facilitam ou dificultam a consecução de seus objetivos e metas programáticas. Esta etapa constituiu-se do levantamento e da formulação do cadastro das IES que ofereceram cursos de especialização em saúde da família, financiados pelo MS no período de 2000 a 2006.

Foram incluídas no estudo 65 IES e 35 respondenram RESULTADOS:

Os resultados da pesquisa mostram, mesmo considerando as especificidades dos diversos programas e as peculiaridades das diferentes instituições, que os cursos apresentam, nos seus objetivos e meios, certa homogeneidade.

CONCLUSÃO:

O estudo apresentado neste relatório representa um esforço em situar pontos de referência para uma compreensão da trajetória de um projeto de formação, que tem no seu escopo intervir na qualificação de profissionais para efetivação da Política Nacional de Atenção Básica no país.