O trabalho do médico: de profissional liberal a assalariado

Publication year: 2006

INTRODUÇÃO:

As mudanças no mercado de trabalho provocadas pela reestruturação produtiva a partir os anos 80, vêm afetando todas as categorias profissionais, incluindo os profissionais de saúde.

OBJETIVO:

Diante disso, interessa-nos verificar com qual intensidade os médicos, que tem alcançado maior status entre os profissionais de saúde, tem se submetido a processos de precarização nas relações de trabalho e como o assalariamento vem afetando sua histórica autonomia empregatícia. O objetivo deste estudo, portanto, é investigar a trajetória e especificidades decorrentes do processo de assalariamento da profissão de médico no estado do Ceará nos períodos de 1960 a 2000.

MATERIAL E MÉTODO:

A investigação orienta-se por uma abordagem quanti-qualitativa através de um estudo documental onde serão utilizadas informações do Conselho Regional de Medicina –CRM, dos dados do IBGE -RAIS) e de cadastro da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará –SESA. Pretende-se utilizar dos recursos da História Oral para identificar as trajetórias dos profissionais médicos do Ceará.