Estudo da migração de médicos egressos de programas de residência médica financiados pela SES/SP no período de 1990 a 2002

Publication year: 2006

Introdução:

Um dos núcleos do eixo de investigação “Formação e Mercado de Trabalho”, da estação Observatório de Recursos Humanos em Saúde de São Paulo, destina-se a pesquisar a dinâmica estabelecida entre a formação de profissionais na área da saúde e o mercado de trabalho.

Objetivo:

O objetivo central da pesquisa é descrever o perfil do universo constituído pelos médicos egressos dos Programas de Residência Médica (PRM´s) financiados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) ao longo do tempo; com vistas a identificar e quantificar os principais movimentos espaciais, a partir do local de graduação e de registro profissional ativo destes ex-residentes.

Material e métodos:

O material empírico para o censo é constituído por dados secundários oriundos do banco de dados fornecidos pela Fundap, contendo informações sobre os médicos egressos de PRM´s financiados pela SES/SP, no período de 1990 a 2002. Foram agregados a este banco, dados secundários disponibilizados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), e dados obtidos por meio de consulta ao site do Conselho Federal de Medicina (CFM); ambos referentes ao local atual de registro profissional dos médicos egressos destes programas.

Resultados:

Ao longo do, período analisado, os dados confirmam a condição, das universidades públicas estaduais, como principais agentes formadores no campo da Residência Médica.

Conclusão:

As transformações no cenário produtivo e a reestruturação econômica desencadeada em meados de 1990, fizeram da região centro-oeste um grande pólo de atração. Confirmando a condição de nódulo receptor e emissor desta região, ganha 28 destaque, neste alto dinamismo migratório, o fluxo espacial “estado de SP/CentroOeste” e “Centro-Oeste/Estado de São Paulo”.Entretanto, este cálculo racional-econômico não dá conta de explicar a complexa dinâmica estabelecida entre processo de formação médica e a escolha do destino, devendo-se somar à esta análise, às motivações individuais destes médicos. (AU)