Panorama da graduação em medicina no Brasil: uma análise da distribuição e oferta na última década

; (), 2014
Publication year: 2014

OBJETIVO:

Analisar a distribuição da oferta de médicos identificando os possíveis desafios à luz das necessidades do Sistema Único de Saúde.

MATERIAL E MÉTODO:

Estudo exploratório de caráter descritivo e abordagem quantitativa. Dados coletados em abril de 2014, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação.

RESULTADOS:

Resultados apontam que, apesar dos avanços demonstrados, se faz necessário investir em estratégias que visem diminuir os desequilíbrios regionais, tanto para incentivar a abertura de vagas quanto para criar postos de trabalho, observando-se a capacidade instalada e desejada (estudos de dimensionamento).

CONCLUSÃO:

As políticas de apoio e incentivo à formação em saúde pretendem, de uma maneira geral, superar as desigualdades de oferta, isto é, diminuir as concentrações regionais, e expandir o número de vagas de graduação e residência nas áreas prioritárias do SUS (Ex. Programa Mais Médicos e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de medicina -resolução nº 3, de 20 de junho de 2014 ). É imperativo o fortalecimento da parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, desde a formação inicial até os processos de educação permanente. Assim, o planejamento da oferta da educação superior e a distribuição de vagas de modo a não produzir escassez ou ociosidade são desafios que precisam ser tratados à luz de evidências que buscam compreender a dinâmica e tendência dessa oferta.