As redes de atenção à saúde na Região de Saúde Metropolitana I do estado do Rio de Janeiro

; (), 2017
Publication year: 2017

INTRODUÇÃO:

Sistemas de saúde devem ser organizados e operacionalizados de modo a responder às necessidades de saúde da população usuária, em coerência, portanto, com os aspectos demográficos e epidemiológicos do território. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), conforme previsto constitucionalmente, estrutura-se em uma rede regionalizada e hierarquizada de atenção à saúde , . Considerando o expos - to, a concentração populacional e dos serviços de saúde em regiões metropolitanas, as quais, em geral, possuem alta con - centração tecnológica, financeira e de poder político e econô - mico para uso de seus territórios7 e a escassez de publicações no âmbito das regiões de saúde do estado do Rio de Janeiro, adotou-se como cenário deste estudo a Região de Saúde Me- tropolitana I, objetivando identificar o estágio de implantação e mapear a capacidade instalada das RAS.

OBJETIVOS:

Identifi- car o estágio de implantação e mapear a capacidade instalada das Redes de Atenção a Saúde na Região Metropolitana I (RJ).

MATERIAL E MÉTODO:

Os dados foram coletados em outubro/2016, em bancos de dados oficiais: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dados demográficos extraídos da projeção para população em 2016; Cadastro Nacional dos Estabeleci - mentos de Saúde (CNES), via Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) , número de leitos, equipamentos e de centrais de regulação; Sala de Apoio à Gestão Estratégica do Ministério da Saúde (SAGE) , número e cobertura de equipes de atenção básica (AB), número de dispositivos de saúde mental e número de dispositivos de urgência e emergência.

RESULTADOS:

O estado do Rio de Janeiro tem empreendido esforços para cumprimento das fases de implementação das redes no âmbito das regiões de saúde, incluindo a Metropolitana I, cujos estágios de im- plantação constam no Quadro.

Quadro:

Estágio de implanta - ção das Redes de Atenção à Saúde na Região Metropolitana I do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2016 Rede de Atenção à Saúde Estágio Rede Cegonha Avançado: em fase cumprimentos das metas pactuadas Rede de Urgência e Emergência Avançado: em fase cumprimentos das metas pac - tuadas Rede de Atenção Psicossocial Avançado: em fase cum - primentos das metas pactuadas Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência Avançado: em fase cumprimentos das metas pactuadas Rede de Hematologia e Hemoterapia Rede Acredi - tada pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

Rede de Atenção Oncológica Avançado:

em fase cumprimentos das metas pactuadas no Plano Estadual de Atenção Oncológica Fonte: Elaboração própria. Tendo em vista que as redes devem ser coordenadas e orientadas pelo nível primário, que atua como uma espécie de regulador do sistema, a cobertura apresentada pelas equipes desse nível de atenção ainda se apresenta de maneira incipiente.

CONCLUSÃO:

Como fatores limitantes para este estudo citam-se o uso de bases de dados secundárias, que podem não evidenciar a realidade apresentada, haja vista a disparidade de informações para o mesmo dado em bases di- ferentes; a desatualização de informações nos sítios oficiais número de estudos no âmbito das regiões de saúde do esta- do do Rio de Janeiro. Nesse sentido, urge a necessidade do desenvolvimento de estudos sobre o tema, com diferentes desenhos metodológicos que possam contribuir para a análi - se da regionalização no estado e da constituição das redes de atenção. do governo, largamente utilizados neste estudo; e o diminuto número de estudos no âmbito das regiões de saúde do esta- do do Rio de Janeiro.