Invisibilidade do trabalhador SAMU: estudo da precarização do trabalho e consequências sobre a saúde

; (), 2012
Publication year: 2012

INTRODUÇÃO:

A relevância do tema deste estudo pode ser comprovada pela necessidade de se compreender as condições e organização do trabalho das equipes atuantes no serviço pré-hospitalar do SAMU 192.

OBJETIVO:

O objetivo foi investigar os trabalhadores das unidades móveis de atendimento de emergência no Ceará tipo USB e USA no que se refere à falta de conexão entre o trabalho prestado ao usuário e a saúde do trabalhador. Outra questão refere-se a uma negação ou distanciamento do profissional (ser) diante do sofrimento do outro (usuário)na tentativa de tornar-se indiferente à situação de dor que o envolve quando no processo de cuidado.

MATERIAL E MÉTODO:

Através das falas dos trabalhador desenvolvidos nessa pesquisa, o de-se perceber dilemas vivenciados que estão em consonância com as condições de trabalho ofertadas.

CONCLUSÃO:

Caso não enfrentados, tais situações podem ser geradoras não apenas da possibilidade de inviabilizar o trabalho, gerando a perda do emprego, bem como gerar o adoecimento pela atividade realizada. Foram estas as vertentes que guiaram o presente estudo.