Programa Mais Médicos: o treinamento e as repercussões nas práticas médicas em unidades básica de saúde no estado do Ceará

; (), 2014
Publication year: 2014

INTRODUÇÃO:

O texto reflete sobre o treinamento recebido pelos médicos participantes do primeiro ciclo do Programa Mais Médicos no Ceará. A pesquisa faz parte de um estudo mais amplo intitulado "Estudo da Sociabilidade de Médicos do Programa Mais Médicos nas Unidades Básicas de Saúde do Ceará: Inserção, Atuação e Conflitos".

OBJETIVO:

A pesquisa de que trata este texto objetiva identificar a relação dos conteúdos repassados no treinamento de acolhida desses médicos e a prática profissional nos locais de atendimento.

MATERIAL E MÉTODO:

A partir de entrevistas realizadas em três municípios do estado do Ceará, entre eles Granja, Salitre e Fortaleza coletou-se opiniões de médicos estrangeiros e brasileiros sobre os conteúdos do primeiro módulo designado acolhimento.

RESULTADOS:

A exposição de aspectos positivos e negativos, sobretudo as sugestões para maior efetividade para atuação em atenção primária em postos de saúde nortearam as principais narrativas. A brevidade da duração do curso e a necessidade de estender a carga-horária das aulas de língua portuguesa e sobre doenças típicas dos municípios em que os profissionais foram alocados apresentam-se como um dos principais argumentos dos entrevistados estrangeiros.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que os depoimentos desses sujeitos possam contribuir para melhorias na qualidade do atendimento na Atenção Básica quanto para aperfeiçoamento de cursos e capacitações vinculados a Estratégia Saúde da Família. Portanto, tendo como maior beneficiário a população usuária do Sistema Único de Saúde.