Programa Mais Médicos no Ceará: uma análise da implantação e aceitação do programa no Estado do Ceará

; (), 2014
Publication year: 2014

INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa é parte integrante de um estudo amplo intitulado: ESTUDO DA SOCIABILIDADE DE MÉDICOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO CEARÁ: inserção, atuação e conflitos. O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 diante da necessidade de ampliação do número de profissionais para atender a população e melhorar os indicadores da Saúde no Brasil e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como objetivo principal suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. A estratégia é vista pelo governo como uma alternativa de curto prazo, até que as ações de ampliação da formação de médicos deem resultados.

OBJETIVO:

Esse estudo tem como objetivo conhecer as particularidades do Programa no estado do Ceará e se centra no contexto de sua criação através do discurso governamental e nas condições de sua implantação.

MATERIAL E MÉTODO:

Pretende-se mapear os médicos participantes no Estado, assim como analisar as condições de aceitação ou de não concordância com a criação do referido Programa. A metodologia consiste de uma pesquisa bibliográfica a documentos oficiais, artigos e publicações em jornais, blogs ou demais meios impressos ou eletrônicos veiculados no primeiro ano do Mais Médicos.