Avaliação da Estratégia Saúde da Família: representação social dos médicos do Programa Mais Médicos

; (), 2014
Publication year: 2014

INTRODUÇÃO:

O programa Estratégia Saúde da Família foi estruturado com o intuito de ampliar a melhoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir o cumprimento dos princípios basilares do SUS. Visando fortalecer os objetivos deste programa e garantir o provimento de mão de obra especializada em saúde, foi instituído o Programa ´´Mais Médicos” (PMM). Tal programa foi implementado em 2013 e que atualmente encontra-se em larga expansão, sendo representado por um número substancial de profissionais atuando na atenção primária nas mais diversas regiões do país.

OBJETIVO:

Deste modo,a presente pesquisa volta-se para o estudo das representações sociais sobre o trabalho em Saúde da Família de um grupo particular de médicos, os bolsistas do Programa Mais Médicos.

MATERIAL E MÉTODOS:

Foi realizado um estudo de cunho exploratório, com delineamento qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas norteadas por roteiro estruturado. Os achados foram submetidos a análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Os achados apontam que que os pesquisados denotam serem prejudicados pela falta de recursos e de condições de trabalho compatíveis com as demandas do cenário em que atuam, marcado pela falta de recursos humanos e materiais, aspectos que trazem sobrecarga e desgaste. Sobre a relação dos médicos com os usuários e com a equipe, verificou-se que os mesmos se mostram satisfeitos e acreditam que tal relação favorece o funcionamento das práticas em saúde.

CONCLUSÃO:

Todavia, no que toca a relação com o município, percebem com restrição e assinalam que as preconizações impostas pelo mesmo dificultam o alcance dos objetivos basilares propostos pelo programa.