Programa mais médicos no Ceará: a atuação do profissional de enfermagem como gestor na estratégia saúde da família

; (), 2015
Publication year: 2015

INTRODUÇÃO:

Este estudo trata da atuação de profissionais de enfermagem como coordenadores de Unidades Básicas de Saúde dos municípios cearenses contemplados pelo Programa Mais Médicos. A pesquisa faz parte de um projeto mais amplo intitulado "Estudo da Sociabilidade de Médicos do Programa Mais Médicos nas Unidades Básicas de Saúde do Ceará: Inserção, Atuação e Conflitos".

OBJETIVOS:

Busca reunir narrativas dos profissionais no papel de organização do trabalho das equipes de saúde, no que diz respeito a programação preconizada pela Estratégia Saúde da Família e a relação com as demandas de saúde da população. Verificar quais foram os impactos iniciais observados a partir da chegada dos médicos brasileiros e intercambistas e quais mudanças ocorreram na administração do acesso da população aos serviços de saúde.

MATERIAL E MÉTODOS:

Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação direta nos municípios de Forquilha, Crato, Granja, Sobral, Cascavel, Salitre e Nova Olinda. O referencial teórico está fundamentado em autores de ampla atuação em pesquisas da problemática exposta e documentos do Ministério da Saúde.

RESULTADOS:

Conclui-se que a demanda livre é bastante representativa e tem causado impacto no atendimento por agendamento de acordo com o dia da semana. Com a presença dos médicos, a procura pelo serviço de saúde aumentou de forma expressiva, sendo necessárias adaptações para que a população fosse atendida de acordo com as diretrizes da Atenção Básica, como porta de entrada do Sistema Único de Saúde. O aumento do número de pessoas atendidas por dia e o reforço da conscientização da população, por parte dos gestores, para que sejam obedecidas as regras de acolhimento de acordo com o calendário temático, apresentam-se como as mudanças mais evidentes.

CONCLUSÃO:

Acredita-se que essas observações possam contribuir para o aperfeiçoamento da gestão do trabalho em saúde das equipes de acordo com condições de trabalho adequadas e atendimento efetivo aos usuários.