Condições de trabalho de técnicas de enfermagem de um hospital particular
Working conditions of nursing technicians in a private hospital

Público Priv. (Online); (25), 2015
Publication year: 2015

INTRODUÇÃO:

As condições de trabalho de profissões ligadas a enfermagem é o foco deste trabalho.

OBJETIVO:

Esta pesquisa teve como objetivo identificar as condições de trabalho de técnicas de enfermagem e o impacto para a saúde dessas profissionais, principalmente em relação ao contato com o paciente em sofrimento e seus familiares.

MATERIAL E MÉTODO:

Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com metodologia qualitativa, realizada em um hospital privado de médio porte. Por meio de entrevistas individuais com nove técnicas de enfermagem, buscou-se identificar as condições de trabalho, a vivência do trabalho e quais estratégias defensivas são utilizadas por essas profissionais quando se deparam com situações de sofrimento dos pacientes e suas famílias.

RESULTADOS:

Ao final das entrevistas, foi aplicado o Maslach Burnout Inventory, (MBI) a fim de diagnosticar a presença de sinais de burnout, que se caracteriza pelas dimensões: exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal. Os resultados permitem afirmar que as condições de trabalho interferem no nível de estresse das profissionais e que algumas das técnicas entrevistadas apresentam sinais de burnout.

CONCLUSÃO:

Estes sinais podem ser detectados nas falas das entrevistadas considerando as condições de trabalho e, principalmente, as estratégias defensivas utilizadas.