Gestão do trabalho na atenção básica: a proposta da fundação estatal saúde da família da Bahia

Divulg. saúde debate; (47), 2012
Publication year: 2012

Introdução:

A Estratégia da Saúde da Família (ESF), política nacional iniciada em 1994, tem como principal objetivo reorientar o modelo assistencial, aproximando o cuidado em saúde do cotidiano do usuário, de sua família, comunidade e território.

Objetivo:

Analisam-se as estratégias de gestão do trabalho da Fundação Estatal Saúde da Família da Bahia, buscando compreender seus limites e possibilidades para o enfrentamento de problemas de provimento, fixação e qualificação dos trabalhadores para a estratégia de Saúde da Família no estado.

Material e método:

A pesquisa consistiu em um estudo de caso com foco no processo de formulação e no conteúdo da proposta de gestão do trabalho da referida Fundação e compreendeu diversas estratégias metodológicas, com destaque para a análise documental e a realização de entrevistas com atores selecionados.

Conclusão:

A efetividade do programa dependerá de um conjunto de variáveis histórico-estruturais, ecônomicas e político-institucionais.

Introduction:

The Family Health Strategy (ESF), a national policy started in 1994, has as main objective to reorient the care model, bringing health care closer to the daily life of the user, his / her family, community and territory.

Objective:

This study reviews the work management strategies of the State Family Health Foundation, aiming to understand their limits and ways to deal with problems related to ensuring a qualified, stable workforce for the Family Health Strategy.

Material and methods:

The research consisted of a case study, focused on the formulation and contents of the Foundation’s work management proposal and involved a variety of methodologies, particularly documental analysis and interviews with selected actors.

Conclusion:

The effectiveness of the program will depend on a set of historical-structural, economic and political-institutional variables.