As reformas do Estado, da saúde e recursos humanos: limites e possibilidades

Ciênc. Saúde Colet. (Impr.); 6 (2), 2001
Publication year: 2001

As transformaçöes observadas a partir da implementaçäo da reforma do Estado brasileiro destacam antigos problemas e introduzem outros novos para a área de recursos humanos em saúde. Examina o desenvolvimento da área de recursos humanos (RH) nas políticas públicas, tendo como referencial as reformas da política nacional de saúde na década de 1990 no Brasil. Aponta para a necessidade de ampliaçäo e aprofundamento do conhecimento sobre o trabalho desenvolvido na área de saúde que envolve a abordagem da administraçäo geral, da sociologia do trabalho e das profissöes e especialidades, do desenvolvimento tecnológico, das análises econômicas, dos processos de aprendizagem, entre outras.

Identifica dimensöes críticas para a abordagem de recursos humanos em saúde que necessitam ser analisadas e acompanhadas de mecanismos de intervençäo específica e näo excludentes:

a dimensäo gerencial, a dimensäo estrutural e a dimensäo regulatória. Destaca a necessidade de intervençöes que reintroduzam os profissionais de saúde na centralidade do debate como participantes da implementaçäo das políticas em seus aspectos político, administrativo, técnico e social.