Publication year: 2006
INTRODUÇÃO:
Ao longo dos últimos anos muitos fatores têm colaborado para a necessidade de investimento na formação da força de trabalho para o sistema público de saúde. OBJETIVOS:
Objetivos Gerais: Conhecer a capacidade gestora da área de Recursos Humanos em Saúde das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro nos Municípios com mais de 100 mil habitantes; Instrumentalizar as práticas e os processos decisórios dos formuladores e executores de políticas de RH a partir de variáveis relacionadas com a estrutura e os processos desenvolvidos na área de Recursos Humanos. Objetivos Específicos:
Caracterizar a estrutura de RH das SMS do Estado do Rio de Janeiro nos Municípios com mais de 100 mil habitantes; Descrever o perfil do gestor de RH; Identificar a capacidade de gerência de RH e os processos de gestão desenvolvidos; Identificar a percepção do gestor de RH em relação às questões atinentes a área; Verificar a existência de situações exemplares. MATERIAL E MÉTODO:
Assim, a pesquisa foi dirigida às SMS dos Municípios com mais de 100.000 habitantes, em virtude da delimitação de tempo e do estabelecimento de prioridades de investimentos via Projeto de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (PROESF) na implantação do Saúde da Família em grandes centros urbanos. CONCLUSÃO:
a pesquisa habitantes fornece importantes subsídeos para futuras tomadas de decisões. Contudo, não esgota a possibilidade de utilização de novas metodologias capazes de ampliar a caracterização do estudo.