Estimativa da necessidade de médicos na atenção primária do Sistema Único de Saúde

; (), 2014
Publication year: 2014

OBJETIVO:

Estimar a necessidade de médicos para a Atenção Primária em Saúde do sistema de saúde brasileiro para os próximos dez anos.

MATERIAL E MÉTODO:

Estudo ecológico, do tipo séries temporais, de caráter exploratório, prospectivo, desenvolvido por meio de dados secundários A análise se deu no nível municipal (n=5.565) estratificada por porte populacional e região geográfica. Como diferencial, recorreu-se a correção da razão em função da rotatividade médica.

CONCLUSÃO:

Afirma-se a necessidade de projeção de médicos no intuito de subsidiar o planejamento das políticas públicas de três setores fundamentais: educação, trabalho e saúde. A educação no que compete à criação ou não de vagas nos cursos de medicina; o trabalho, na perspectiva de abertura ou não de novos postos de trabalho médico. Deve-se considerar as necessidades e discrepâncias regionais, já que ainda impera a concentração de cursos e de postos de trabalho médico nas regiões em que a carência desse profissional médico é menor ou inexistente. No que tange ao setor sanitário, é imprescindível que as políticas de educação e de trabalho levem em conta às especificidades epidemiológicas, já que estas é que ditarão as necessidades de médicos, especialmente no que concerne às especialidades.