Publication year: 2015
INTRODUÇÃO:
Abordagem da Atenção Básica nos cursos de graduação em medicina: O panorama do estado do Rio de Janeiro
A questão da formação em medicina está introduzida no debate que envolve as políticas educacionais para o ensino superior vigentes no Brasil e que se encontram muito presente atualmente. Esse trabalho se justifica pela relevância de compreender o contexto de formação dos profissionais médicos com vistas para atuação na Atenção Básica. OBJETIVO:
Objetivo
Abordagem da Atenção Básica nos cursos de graduação em medicina: O panorama do estado do Rio de Janeiro
A presente pesquisa teve por objetivo analisar o contexto atual dos cursos de graduação em medicina no estado do Rio de Janeiro para atuação na Atenção Básica em saúde. MATERIAL E MÉTODO:
Pesquisa exploratória de investigação narrativa e abordagem qualitativa. RESULTADOS:
Resultados
Obteve-se acesso aos currículos, ementas e projetos pedagógicos de 11 instituições de ensino do estado, totalizando 13 cursos (5 públicos e 8 privados). CONCLUSÃO:
Considerações
Os achados apontam para a frágil abordagem dos conteúdos relativos a AB em grande parte dos cursos analisados, apresentando ainda grande “lacuna” ao longo da formação.
Destaca-se ainda a importância de estudos de aprofundamento com objetivo de verificar a operacionalização dessas experiências curriculares in loco.
Ainda, é importante analisar em que medida as Diretrizes Curriculares podem contribuir para a transformação ou readequação dos currículos vigentes.