Organização e condição de trabalho dos condutores de ambulância do SAMU Fortaleza: riscos e agravos à saúde

; (), 2014
Publication year: 2014

OBJETIVO:

A pesquisa objetiva identificar os principais riscos e agravos relacionados ao trabalho dos condutores das equipes do SAMU 192 do município de Fortaleza, Estado do Ceará.

MATERIAL E MÉTODO:

Como procedimento metodológico optamos por um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa com o uso de entrevistas semi-estruturadas, observação direta e pesquisa bibliográfica e documental. O presente estudo foi realizado no período de maio de 2012 a maio de 2013. A pesquisa exploratória foi realizada no Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF) e as entrevistas foram realizadas na Base de Apoio Central do SAMU Fortaleza localizada no Bairro Parquelândia.

RESULTADOS:

Constatamos como resultados nove riscos relacionados à condição de trabalho dos condutores: a falta de manutenção dos veículos, a direção perigosa, a violência do trânsito, a inadequação dos equipamentos das ambulâncias, o esforço repetitivo, a exposição a agentes infecciosos, o excesso de plantões e a escala de trabalho noturna, a violência urbana e o estresse.