Política de gestão do trabalho e educação permanente na Bahia: O SUS é uma escola

Rev. baiana saúde pública; 33 (1), 2009
Publication year: 2009

Introdução:

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) iniciou, em 2007, uma nova etapa no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) estadual, marcada pelo esforço de fortalecimento da gestão descentralzada e participativa da instituição.

Objetivos:

O objetivo deste texto é discutir os marcos norteadores da Política Estadual de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde, apresentar os princípios e diretrizes adotados pela SESAB como marco referencial para a formulação e implementação da política, trazer um pouco do diagnóstico realizado e as principais Linhas de Ação a serem desenvolvidas.

Material e método:

Evidencia-se o cumprimento da formação e qualificação de pessoal para a saúde no Estado, em consonância com a marca da Política que afirma: O SUS é uma escola.

Resultados:

O processo de implementação da política encontra-se no Plano de Ação para a área de Recursos Humanos que integra o Plano Estadual de Saúde 2008-2011, instrumento de gestão que tem a função de explicitar a direção a ser seguida pelo sistema, com o objetivo de alcançar melhores níveis de saúde e de qualidade de vida da população baiana.