Pediatr. dent; 39 (6), 2017
Ano de publicação: 2017
Antecedentes:
Este manuscrito apresenta orientação baseada em evidências sobre o uso de 38 por cento de fluoreto de diamina de prata (SDF) para o tratamento de cárie dentária em crianças e adolescentes, incluindo aqueles com necessidades especiais de cuidados de saúde. Um grupo de trabalho diretriz formado pela Academia Americana de Odontopediatria desenvolveu orientação e uma recomendação baseada em evidências sobre a aplicação de 38 por cento SDF para parar lesões de cárie cavitada em dentes decíduos. Tipos de estudos revisados:
A base da recomendação da diretriz é a evidência de uma revisão sistemática existente "Ensaios clínicos do fluoreto de diamina de prata na cárie dentária em crianças: uma revisão sistemática." (JDR Clin Transl Res 2016; 1 [3]: 201-10). Uma busca sistemática foi realizada no PubMed® / MEDLINE, Embase®, Cochrane Central Register de Ensaios Controlados e bases de dados de literatura cinzenta para identificar ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas de relatórios sobre o efeito do fluoreto de diamina de prata e abordar questões periféricas, tais como efeitos adversos e custo. A abordagem de Avaliação, Desenvolvimento e Avaliação da Classificação de Recomendações (GRADE) foi usada para avaliar a qualidade das evidências e a estrutura de evidência para decisão foi empregada para formular uma recomendação. Resultados:
O painel fez uma recomendação condicional sobre o uso de 38 por cento SDF para a prisão de lesões de cárie cavitada em dentes decíduos, como parte de um programa abrangente de gerenciamento de cárie. Depois de levar em consideração o baixo custo do tratamento e o ônus da doença, os membros do painel estavam confiantes de que os benefícios da aplicação do SDF nas populações-alvo superam seus possíveis efeitos indesejáveis. Por GRADE, esta é uma recomendação condicional baseada em evidências de baixa qualidade. Conclusões e implicações práticas:
A diretriz pretende informar as práticas clínicas que envolvem a aplicação de 38% de SDF para melhorar os resultados do tratamento da cárie dentária em crianças e adolescentes, incluindo aqueles com necessidades especiais de cuidados de saúde. Essas práticas recomendadas baseiam-se nas melhores evidências disponíveis até o momento.(AU)