Indicações de equoterapia, TheraSuit® e hidroterapia
Indications of hippotherapy, TheraSuit® and hydrotherapy
Indicaciones de la hipoterapia, del TheraSuit® y de la hidroterapia

Publication year: 2015

SITUAÇÃO-PROBLEMA: Trata-se de solicitação de esclarecimentos sobre as indicações de equoterapia, TheraSuit® e de hidroterapia, isoladas ou em associação, para auxiliar o entendimento sobre a relevância do seu fornecimento.

MÉTODOS:

Para a produção dessa Nota Técnica foram realizadas buscas no Pubmed para cada modalidade terapêutica solicitada utilizando seus nomes e variações em inglês. Também foi realizada busca manual nas referências dos artigos.

THERASUIT:

Segundo o fabricante, Therasuit LLC, TheraSuit® consiste em uma órtese leve e dinâmica a qual contém: uma touca, uma veste (composta por um short e um colete), joelheiras e conexões com o tênis. Todos os componentes estão conectados uns aos outros por um sistema de cordas elátiscas. Seu objetivo é melhorar a propriocepção, descrita por Marmbianco et al. (2008) como a aferência dada ao sistema nervoso central pelos diversos Tipos de receptores sensoriais presentes em várias estruturas. Trata-se do input sensorial dos receptores dos fusos musculares, tendões e articulações para discriminar a posição e o movimento articular, inclusive a direção, a amplitude e a velocidade, bem como a tensão relava sobre os tendões.

EQUOTERAPIA EQUITAÇÃO TERAPÊTUCIA:

Segundo a Associação Nacional de Equoterapia, essa prática consiste em “um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais”.

HIDROTERAPIA:

Biasoli e Machado (2006) revisaram o tema hidroterapia com foco na aplicação em reumatologia. Segundo os autores a hidroterapia vem sendo indicada e utilizada por médicos e fisioterapeutas em programas de reabilitação multidisciplinares, principalmente na área reumatológica. Segundo os autores, existem diversas formas de se usar a água como elemento terapêutico, e o termo hidroterapia engloba todas elas.

CONCLUSÕES:

Foi possível detectar que a literatura sobre equoterapia, TheraSuit® e hidroterapia é escassa e de má qualidade. Observou-se que o foco das pesquisas tem sido pacientes com PC, o qual é um conjunto heterogêneo de pacientes que necessita de intervenções em maior ou menor grau a fim de promover sua integração social, sua independência e a qualidade de vida. Verificou-se que a equoterapia, e talvez a hidroterapia, possam apresentar benefícios a esses pacientes. O TheraSuit®, por sua vez, carece de evidências que suportem o seu uso. Também parecem se beneficiar da equoterapia os pacientes com deficiência intelectual ou esclerose múltipla. Com relação à hidroterapia, foi possível detectar que pacientes com doenças reumatológicas, esclerose múltipla ou paralisia cerebral podem se beneficiar dessa modalidade terapêutica. Não foi encontrado estudo que avaliasse a associação dessas modalidades, duas a duas ou das três.