Relatório final perfil institucional e mercado de trabalho docente das escolas executoras habilitadas pelo PROFAE região sul

Publication year: 2003

INTRODUÇÃO:

Tendo em vista a avaliação do mercado de trabalho docente em Escolas Executoras de cursos para o PROFAE foi realizado um inquérito com as Escolas Executoras de cursos de nível médio cadastradas na região Sul (estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina) OBJETIVOS: Primeiro Estudo Este estudo teve como propósito relacionar e qualificar as categorias ocupacionais envolvidas com o trabalho em saúde a partir da Classificação Brasileira de Ocupações, estabelecendo uma comparação entre a CBO/1994 e CBO/2002, para analisar as alterações ocorridas no setor saúde e na área de enfermagem. O produto deste estudo resultou no artigo Classificação Brasileira de Ocupações - 2002 perspectiva para análise do mercado de trabalho em saúde com foco na enfermagem, publicado na revista Formação número 6 páginas 55 a 69. Segundo Estudo O segundo produto foi a realização de uma pesquisa para caracterização do mercado de trabalho educativo do ensino profissional da área de enfermagem induzido pelo PROFAE na Região Sul. O objetivo deste estudo foi definir as principais características institucionais dos agentes executores dos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem, as relações de trabalho e a qualidade do emprego dos enfermeiros docentes dos cursos oferecidos pelas agências Escolas Executoras, o perfil de docentes envolvidos com esse tipo de formação e a opinião dos gestores das agências Escolas ExecutorasMATERIAL E MÉTODO: O estudo constituiu-se num survey1 realizado por meio de Entrevistas Telefônicas Assistidas por Computador (ETAC) aplicado à totalidade das Agências Escolas Executoras que operavam cursos do PROFAE na região Sul em 2002. As Escolas Executoras foram identificadas com base em dados fornecidos pela Gerência Geral do PROFAE (relatório de atividades das agências regionais, operadoras e Escolas Executoras do PROFAE). Nestes estados foram identificadas 42 Escolas Executoras, sendo que destas, 5 representavam cadastro duplicado, 3 não oferecem cursos vinculados ao PROFAE, e 2 não responderam (recusa em participar da pesquisa) o que representou na compatibilização final dos dados 32 Escolas Executoras pesquisadas na região Sul. O inquérito baseou-se em questionário semi-estruturado, composto por 41 questões dividas em 4 eixos/blocos.

CONCLUSÃO:

pode-se afirmar que, não obstante os aspectos quantitativos relacionados à oferta de postos de trabalho docente, o projeto qualificou a capacidade formadora das instituições educativas e seu modelo atingiu objetivos para além de sua proposição inicial, devendo ser ampliado e expandido para outras áreas.