Capacidade gestora de recursos humanos em instâncias locais de saúde em municípios com população superior a 100 mil habitantes: relatório final

Publication year: 2004

INTRODUÇÃO:

As questões relativas ao mercado educativo e à formação profissional, ao mercado de trabalho, à gestão de sistemas e serviços de saúde, profissões e regulação profissional merecem destaque na produção de conhecimento visando subsidiar a formulação e implementação de políticas para a área da saúde.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral Fornecer subsídios às instâncias gestoras do SUS, tendo como referência às questões relativas à gestão do trabalho e da educação na área da saúde, para a formulação e implementação da política setorial, bem como, delinear a capacidade de gestão de recursos humanos em instâncias locais a partir de variáveis relacionadas com a estrutura e os processos desenvolvidos nesta área. Objetivos Específicos Caracterizar a estrutura de RH das instâncias locais de saúde; Descrever o perfil do gestor de RH; Identificar a capacidade de gerência de RH e os processos de gestão desenvolvidos; Identificar a percepção do gestor de RH em relação às questões atinentes a área.

MATERIAL E MÉTODO:

A pesquisa foi dirigida aos gestores de recursos humanos das instâncias locais de saúde dos municípios com população superior a 100 mil habitantes, estando nesta condição, 223 secretarias municipais de saúde que integraram o universo da pesquisa. Para a caracterização dos municípios envolvidos no estudo, as variáveis descritivas utilizadas foram: localização geográfica, porte populacional e ser capital.

CONCLUSÃO:

Este estudo possibilita apontar algumas reflexões sobre a capacidade gestora da área de recursos humanos em saúde, no nível local, em municípios com população superior a 100 mil habitantes. Para tanto, além de uma abordagem tradicional, voltada apenas para o alcance de metas e resultados quantitativos, o modelo de análise dos resultados pretendido, procurou estabelecer correlações entre as variáveis estabelecidas nesse estudo e o desempenho e percepções dos agentes envolvidos.