Relatório final: plano diretor biêncio 2010-2012 - carta acordo n. BRLOA100007

Publication year: 2012

INTRODUÇÃO:

A investigação proposta no atual Plano Diretor (apêndice 1), incorpora as demandas trazidas em estudos de linha de base já levados a termo em pesquisas anteriores, que, entre outras, apontam déficit de conhecimento e de experiências dos serviços de saúde na área de planejamento e informação de recursos humanos em saúde. Esse plano absorve os temas metodologias para o dimensionamento de efetivos e capazes de responder às demandas de avaliação do desempenho de pessoal da saúde.

A incorporação dessas temáticas norteou a estruturação do plano de trabalho elaborado a partir do foco central:

Aplicar metodologias e desenvolver ferramentas para fortalecer o Planejamento e a Gestão do Trabalho com ênfase no dimensionamento de pessoal e na avaliação de desempenho dos trabalhadores no SUS.

OBJETIVOS:

As atividades foram organizadas a partir dos seguintes objetivos: Integrar o componente de avaliação de desempenho ao Sistema de Informação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde, SIGRHS –Web; Aplicar metodologia para o dimensionamento da força de trabalho requerida para a assistência nas unidades de saúde, utilizando indicadores de carga de trabalho;. Difundir as análises, estudos e sistemas de informação de gestão do trabalho e da educação em saúde por meio de sitio na web.