Das medicinas tradicionais às práticas integrativas de saúde: caracterização dos recursos humanos nas práticas alternativas de saúde adotadas no Distrito Federal

Publication year: 2010

INTRODUÇÃO:

A pesquisa intitulada - Das Medicinas Tradicionais às Práticas Integrativas de Saúde - Caracterização dos Recursos Humanos nas Práticas Alternativas de Saúde adotadas no Distrito Federal faz parte de uma das linhas de investigação do Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH) que é vinculado ao Núcleo de Estudos de Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (Nesp/Ceam/UnB), e seu desenvolvimento é fruto da parceria com o Ministério da Saúde (MS) e com a Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). O ObservaRH vem buscando desenvolver estudos e promover a difusão de informações relacionadas aos processos de regulação profi ssional, formação e gestão de trabalhadores de saúde, bem como de formulação e avaliação de políticas de recursos humanos no setor saúde no Brasil. O acompanhamento do mercado de trabalho na área da saúde e do percurso de seus recursos humanos levaram o ObservaRH a detectar o signifi cativo aumento da visibilidade social e da inserção das Práticas Alternativas na área da saúde, bem como a necessidade de aprofundar e ampliar estudos e informações sobre as características e a abrangência dessas práticas e dos recursos humanos que as adotam.

OBJETIVO:

Nesse contexto, foi planejada a presente pesquisa que teve como objetivo central a investigação dessa nova realidade e a consequente produção de conhecimento mais preciso e sistemático acerca dos aspectos essenciais que confi guram as Práticas Alternativas de Saúde, com destaque para o perfi l dos recursos humanos que as adotam e desenvolvem.

MATERIAL E MÉTODO:

Tendo como alvo o setor público e o setor privado do DF, a investigação se iniciou em setembro de 2006, a partir de sua aprovação pelo 42 Observação Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB (Anexo A), sendo concluída em março de 2007. Neste período foram realizadas as atividades previstas pelo projeto, organizadas em três fases: fase I. Pesquisa documental, fase II. Pesquisa de campo - entrevistas telefônicas, fase III. Pesquisa de campo - entrevistas presenciais.