O médico da Estratégia de Saúde da Família em Belém, Boa Vista, Manaus e Rio Branco

Publication year: 2012

INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa integra uma das linhas de investigação do ObservaRH da Universidade de Brasília, vinculado ao Núcleo de Estudos de Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade. Tem como foco a análise do processo de trabalho em saúde da família e visa contribuir para o fortalecimento dessa estratégia adotada pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) como eixo para a mudança no processo de produção dos serviços do setor público no país. Incluído no elenco de interesses permanentes da equipe de pesquisa do ObservaRH/UnB, este trabalho é o terceiro de uma série iniciada com o Distrito Federal e seguida de estudo nas demais capitais do Centro-Oeste e Palmas (TO).

OBJETIVO:

A pesquisa atual perseguiu o mesmo objetivo geral – identificar perfil socioprofissional, aspectos institucionais, do emprego e da atividade dos médicos das equipes de saúde da família –, mas, desta vez, focando os médicos de família de quatro capitais da Região Norte (Belém, Boa Vista, Manaus e Rio Branco). Ao disponibilizar os resultados desta pesquisa, a expectativa do ObservaRH/UnB é, mais uma vez, possibilitar o intercâmbio de experiências e de contribuições teóricas e metodológicas sobre o processo de trabalho nos contextos de modelos assistenciais calcados na estratégia de saúde da família. Entre os fundamentos considerados na estruturação do conjunto de pesquisas destacam-se o compromisso do setor público com a implantação dessa estratégia como instrumento de justiça e inclusão social no campo da saúde, as demandas por capacidade organizacional e operacional dos serviços públicos de saúde e o aporte à literatura de estudos e informações sobre as características do processo de trabalho dos profissionais médicos no atual modelo de atenção, aspecto este particularmente importante para as instituições educacionais e contratadoras de recursos humanos.

MATERIAL E MÉTODO:

O estudo está organizado no sentido de oferecer, inicialmente, uma visão geral da atenção primária e da estratégia de saúde da família no conjunto de municípios estudados. Segue-se a descrição da metodologia. A terceira e quarta partes apresentam respectivamente a análise dos resultados obtidos e as considerações finais. Após a relação das referências utilizadas estão aneadas as tabelas geradas pelas informações contidas nos questionários preenchidos pelos médicos das equipes de saúde da família, assim como o modelo do questionário utilizado e o parecer da Comissão de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. Artigos sobre a evolução da atenção básica e do Programa de Saúde da Família compõem o apêndice do estudo.

CONCLUSÃO:

Esses artigos, de autoria de colaboradores vinculados aos municípios em estudo, têm como proposta complementar a pesquisa de campo e contextualizar informações sobre o desenvolvimento da atenção primária e, em particular, do Programa de Saúde da Família nas capitais que fizeram parte da pesquisa.