Determinantes sociais de saúde: implicações no cuidado do enfermeiro para promoção da saúde

Publication year: 2014

INTRODUÇÃO:

Atualmente se sabe que as desigualdes em saúde são o resultado das grandes iniquidades sociais, dessa forma foram identificados os determinantes sociais da saúde (DSS) que conceituam as condições de vida e de trabalho da população e de que forma essas condições interferem no nível de saúde do indivíduo ou da população. O modelo de Dahlgreen e Whitehead procurar estabelecer a relação entre os DSS e o nível de saúde da população, em que os DSS encontram-se dispostos em camadas. Caracteriza-se por ser um marco conceitual simples e de fácil compreensão.

OBJETIVO:

Assim, o presente estudo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca das implicações do cuidado de enfermagem sobre os DSS a luz do modelo de Dahlgreen e Whitehead.

CONCLUSÃO:

A educação em saúde constitui um processo de construção do conhecimento que leva o indivíduo a sua autonomia e emancipação através de um pensamento crítico e reflexivo da realidade e dos fatores determinantes de um viver saudável, permitindo propor ações transformadoras por meio de um processo participativo, intervindo de forma mais ampla nos aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento.